quarta-feira, 26 de setembro de 2012

“O Direito e a democracia são irmãos siameses”, diz Taques em Diamantino

Paulo Zamar Taques: “Desde que o Direito começou está junto com a democracia”
Durante o segundo dia da X Semana Jurídica, promovida pelo 8º semestre do curso de Direito da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino (UNED), o advogado criminalista e especialista em Direito Eleitoral, Paulo Zamar Taques, palestrou sobre os desafios da advocacia e sua contribuição para a consolidação democrática.

“Desde que o Direito começou está junto com a democracia. Mas o principal, não somente no Brasil, mas em outros países de regime democrático é a liberdade de expressão e o Direito começa ser importante para democracia ai, no momento que ele regula essas participações, essas manifestações”, afirmou Taques.

Para o advogado, o Direito e a democracia são irmãos siameses, um não sobrevive sem o outro, exemplificou e destacou o papel da imprensa como um dos pilares. “Uma sociedade sem uma imprensa livre ela não tem democracia”, manifestou.

Taques defendeu a formação acadêmica do profissional jornalista, alertando ser um perigo exercer o ofício sem antes ser habilitado. “É como se a pessoa pudesse exercer a advocacia sem ser advogado, sem ser credenciado pela OAB. É um risco. É um risco para própria sociedade. Cada um tem que exercer a profissão que foi preparado”.

Quanto a Semana Jurídica, disse ser fundamental, salientou que na faculdade é onde surgem as discussões, as críticas e o desmonte de tudo que está pronto.

Ratificando o palestrante, a coordenadora adjunta do curso de Direito, Marlene Julia de Oliveira Scarpat, completou dizendo que os temas da X Semana Jurídica abrangem os assuntos da atualidade, como por exemplo: Lei Maria da Penha, Ficha Limpa e Terceiro Setor. “A UNED oportuniza muito além do aprendizado em sala de aula; oportuniza reflexão”, finalizou.

Fonte: Redação – O Divisor

Nenhum comentário:

Postar um comentário