quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Após protesto em rodovia, índios de MT cobram transporte para Brasília

Índios pretendem cobrar do governo federal recursos para a saúde. Eles estão abrigados no prédio de uma ONG, em Cuiabá.
Um grupo de 40 índios chegou a Cuiabá nesta quarta-feira (26) e aguarda transporte para seguir até Brasília, onde pretende reivindicar recursos para a saúde na aldeia Halaytakw, localizada a cerca de 80 quilômetros do perímetro urbano de Juína. Os manifestantes da etnia Enawenê Nawê estão abrigados no prédio da Organização Não-Governamental (ONG) Operação Amazônia Ativa (Opan), no Centro da capital.

O coordenador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai), de Juína, Antônio Carlos Aquino, explicou que a Prefeitura de Juína e o governo do estado se comprometeram a oferecer meio de transporte aos indígenas para que pudessem ir à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde. "A prefeitura ficou de levá-los até Cuiabá e, o governo, a Brasília", disse.

Esse acordo, conforme o coordenador regional da Funai, foi feito para que os indígenas liberassem a MT-170, em Juína. Os manifestantes bloquearam a rodovia na manhã de terça-feira (25) e cobravam pedágio de até R$ 100 dos motoristas que trafegavam pelo local. De acordo com Antônio Carlos, eles pretendiam arrecadar dinheiro para viajar a Brasília, mas, como o governo se dispôs a custear o transporte, encerraram o bloqueio nesta quarta-feira (26).

Lideranças indígenas se reuniram com a superintendente de Assuntos Indígenas de Mato Grosso, Janaina de Oliveira, na ONG, para definir sobre o transporte.

Segundo o coordenador regional da Funai, cerca de 40 lideranças indígenas vão a Brasília pedir a construção de uma farmácia e um posto de saúde na aldeia e a criação de uma estrada vicinal para ligar a aldeia até a MT-170.

Fonte: G1 MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário