sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Fogo atinge 30 propriedades rurais de MT e destrói mais de 2 mil hectares

Incêndio atinge cerca de 30 propriedades da zona rural de Tangará da Serra (Foto: Reprodução / TVCA)

Um incêndio que já dura três dias destruiu mais de 2 mil hectares de propriedades da zona rural da cidade de Tangará da Serra, a 242 quilômetros de Cuiabá. O incêndio começou na tarde de terça-feira (14) na Gleba Ariranha e destruiu 30 sítios da região, segundo os produtores rurais. Os sítios que ficam a cerca de 32 quilômetros de Tangará da Serra, tiveram plantações, cercas e pastagens totalmente queimadas. 

Os moradores da comunidade dizem que por causa do vento e da vegetação seca as chamas se alastraram rapidamente. “Eu tenho uma lavoura de abacaxi com 18 mil pés. Queimou quase tudo. Conseguimos controlar o fogo mas não foi suficiente”, disse o sitiante Altino Pereira da Silva. Até a manhã desta sexta-feira (17) os focos de incêndio que atingem as propriedades da região ainda não tinham sido controlados. Alguns moradores tentaram apagar as chamas por conta própria. 

O produtor rural Elias Borges da Silva relata que a propriedade dele estava preparada para colocar gado. Ele perdeu a pastagem e também mais de 1.200 metros da cerca que estava sendo instalada.“Eu fiz um orçamento para comprar arame e pagar a mão de obra e o serviço. Perdi tudo”, contou. O trabalhador também perdeu uma área de plantação de frutas e verduras. Os sitiantes reclamam que os bombeiros foram chamados mas não atenderam a ocorrência. Ao G1, o Corpo de Bombeiros do município disse que já está no local para avaliar a situação. 

Queimadas 

A cidade de Tangará da Serra está em terceiro lugar no ranking de municípios com maior número de queimadas, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Desde o dia 15 de julho, quando começou o período proibitivo das queimadas, a cidade registrou 209 focos de incêndio. O município só perde para as cidades de Campinápolis (258) e Paranatinga (232).

Fonte: G1 MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário