quarta-feira, 25 de julho de 2012

Aumenta para 43 o número de casos suspeitos de H1N1 em Mato Grosso

A secretaria estadual de Saúde (SES) divulgou nesta terça-feira (24) as ocorrências por Gripe A/H1N1 em todo o estado no ano de 2012. Até o momento, a notificação é de 43 casos de gripe A, dos quais 18 casos foram confirmados, 22 casos sob investigação e três mortes, nos municípios de Cuiabá, Campo Verde e Paranatinga. 

Os municípios que apresentaram confirmação dos casos foram Cuiabá e Campo Novo do Parecis, com 6 casos respectivamente. Campo Verde, Pedra Preta, Paranatinga, Várzea Grande e Pedra Preta, com um caso em casa cidade, e Rondonópolis com dois casos confirmados. Os municípios que possuem casos sob investigação são Rondonópolis (8); Campo Novo do Parecis (5); Cuiabá (4) e os municípios de Jangada, Primavera do Leste e Diamantino, Jaciara e Paranatinga, com um caso cada sob investigação.

A conhecida Gripe A é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade. A transmissão ocorre por meio de secreção das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos. Segundo a secretaria de Saúde, os sintomas são semelhantes ao do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores: tosse, rouquidão, congestão nasal, febre, mal-estar, mialgia, cefaleia. 

O tratamento antiviral é importante no manejo clinico da gripe para melhoria do quadro e quebra na cadeia de transmissão, uma vez que após o uso de antiviral o individuo deixa de transmitir o vírus. A principal intervenção preventiva em saúde pública é a vacinação, que contribui para prevenção da gripe, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares, mortalidade evitável e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias. A vacina é Trivalente, previne contra 3 tipos de vírus de Influenza H3N2, H1N1, Influenza B.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário