terça-feira, 26 de junho de 2012

Nova Mutum pretende aprovar plano decenal de cultura nesta sexta-feira

A cada ano, Nova Mutum avança no sentido de consolidar uma política pública de desenvolvimento cultural. Nesta semana se conclui mais uma etapa deste processo. Na sexta-feira, a partir das 18h30min, na Escola Municipal de Educação Básica Caminhos do Saber, acontece a 3ª Conferência Municipal de Cultura.

 Na pauta avaliação e aprovação da redação final do Plano Municipal de Cultura para o período 2012/2022. Composto de 43 páginas, o documento resulta da ampla discussão promovida pela Administração Municipal, via Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com a comunidade local, reunindo metas, estratégias e diretrizes para a cultura mutuense.

 Para o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Lauri Luís Rauber, esse é um momento singular não só para o segmento cultural, mas para o município de Nova Mutum como um todo, porque é uma demonstração taxativa de que Nova Mutum quer integrar de forma oficial e permanente o cenário cultural, obtendo inclusive apoios financeiros do Estado e da União não só para divulgar, mas também e, principalmente, para gerar e distribuir cultura.

 “Esta integração de ações e interesses, que inclui suporte técnico e financeiro, permitirá a consolidação do planejamento exposto no Plano como uma política pública de Estado e não de governo”, diz. Por ser uma criação coletiva, o Plano de Cultura, segundo Lauri, é uma ferramenta democrática e que visa à consolidação de um grande pacto político entorno da cultura.

 “Transformado em lei pela Câmara de Vereadores (passo seguinte depois da aprovação na conferência), o plano dará estabilidade institucional às políticas públicas de cultura. Ele define os conceitos de política cultural, apresenta os diagnósticos e aponta os desafios a serem enfrentados em cada área cultural do município, formula diretrizes gerais e estrutura as metas e estratégias do governo municipal a serem implementadas nos próximos dez anos”, reitera o presidente.

 A conferência, com três horas e meia de duração, inicia-se com o credenciamento dos participantes, ato de abertura oficial, leitura e aprovação do Regimento Interno. Para as 19h45min, está prevista a palestra da secretária de Educação e Cultura. Cléria Paula Franco fala sobre “Os Caminhos da Cultura em Nova Mutum”. Na sequência a análise da redação dos Eixos I e II e, por fim a aprovação do plano, pela plenária. O ato de encerramento está previsto para as 22h.

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário