quinta-feira, 28 de junho de 2012

Nova Mutum: Lírio ganha prêmio Prefeito Amigo da Criança na categoria nacional


Foi uma longa caminhada. De 2009 para cá, a Administração Municipal de Nova Mutum vem percorrendo o caminho da valorização humana. E priorizar a garantia de direitos de crianças e adolescentes, por meio da institucionalização de políticas públicas respaldadas por leis municipais foi um dos vértices propostos desde o início. Mas para chegar ao fim a que se propunha, era necessário antes, buscar parceiros.

 Foi o que aconteceu, quando o município aderiu ao Programa Prefeito Amigo da Criança promovido pela Fundação Abrinq. Ontem, o resultado é consolidado a partir de duas premiações: O Selo Abrinq Prefeito Amigo da Criança veio acompanhado também da vitória na categoria prefeito Amigo da Criança Destaque Nacional.

A premiação foi feita em Brasília quando Lírio concorreu com mais oito prefeitos. Para o prefeito, essas conquistas são resultado de um trabalho conjunto, que envolve várias secretarias, desenvolvido sempre na perspectiva da transversalidade. “Sob a orientação de um plano de ação, desenvolvido por profissionais habituados a um olhar mais estreitos para as questões da infância e da adolescência, as ações foram acontecendo e hoje estamos aqui.

Felizes com o reconhecimento, porque isso significa que estamos efetivamente desenvolvendo uma política de resultados, no que diz respeito ao desenvolvimento de crianças e adolescentes em Nova Mutum”, disse. O Programa Prefeito Amigo da Criança foi criado em 1996, com o objetivo de comprometer gestores públicos municipais, a implementar políticas públicas que garantam os direitos de crianças e adolescentes, com o objetivo de contribuir para que as gestões avancem efetivamente.

 Assim, segundo a Fundação Abrinq, os gestores públicos são chamados a elaborar, de forma participativa e integrada, o diagnóstico da situação da infância e da adolescência e construir uma visão de futuro, estabelecendo metas e um plano de ação com as prioridades para os quatro anos de sua gestão.


 Para concessão do Selo Abrinq Prefeito Amigo da Criança, são avaliados vários itens como: acesso à educação, saúde, cultura, lazer, proteção às crianças e os adolescentes que sofrem violação de seus direitos ou que estão em situação de risco, por meio do combate ao trabalho infantil e da proteção contra diferentes formas de violência; sensibilidade e conscientização a sociedade, o setor público, as organizações sociais e as empresas a se posicionar e a participar das questões da infância e da adolescência junto à comunidade. Este ano, a premiação foi dividida em três categorias: Reconhecimento Pleno, Boas Práticas e Destaque Nacional.


 Esta última foi revelada no evento de hoje, em Brasília, com a participação de 183 municípios entre os quais, nove prefeitos foram destaque nacional, sendo o prefeito Lírio um deles. Amanhã, hoje, ainda na perspectiva da priorização da criança e do adolescente, Nova Mutum tem mais um desafio: 36 avaliadores indicados pelo Unicef, além da própria equipe técnica do Instituto, examinarão as ações desenvolvidas. O resultado do Selo Unicef Município Aprovado 2009-2012 deve ser conhecido ainda este ano.


Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário