terça-feira, 12 de março de 2013

Prefeito de Nortelândia apresenta projetos para fomentar desenvolvimento regional

O prefeito de Nortelândia, Neurilan Fraga, se reuniu nesta segunda-feira (11) com autoridades do Estado para apresentar três projetos de desenvolvimento econômico para os municípios mato-grossenses. Trata-se de iniciativas voltadas para o campo têxtil, para a agricultura familiar e piscicultura que visam atender as regiões que se encontram abaixo da linha da pobreza. A proposta mais discutida foi a produção de alimentos como cebola, cenoura e beterraba, com a utilização de irrigação. Neurilan visitou o município baiano de Luis Eduardo, o qual utilizou como inspiração para o projeto. O gestor também convidou para a reunião o técnico Juraci de Abreu, que trabalha na região com esse tipo de produção há mais de 25 anos. Ele deve ficar em Mato Grosso por cerca de seis meses, para auxiliar na implantação de três projetos pilotos.

O investimento deve atender famílias dos municípios de Porto Estrela, Santo Afonso, Arenápolis, Nova Marilândia, Nortelândia, Acorizal, Jangada, Rosário Oeste e Nobres. Será estudada a possibilidade de expansão para os municípios que integram a região do Vale do São Lourenço.

Já o projeto na piscicultura irá viabilizar a construção de tanques, com recursos do Ministério da Pesca e Agricultura (MPA). O projeto será adequado às condições e espécies da região. A implantação do Pólo Têxtil será discutida em outra reunião, com a secretaria de Indústria e Comércio do Estado.

Neurilan lembrou que a implantação dos projetos irá contribuir para geração de renda em municípios como o que representa, onde a principal atividade era o garimpo. Ele estima que mais de mil famílias devem ser atendidas apenas pelo projeto de irrigação.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Valdecir Luiz Colle, destacou a importância dos projetos apresentados pelo prefeito e afirmou que as iniciativas que visam o desenvolvimento dos municípios contam com o apoio da AMM.

O deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, José Riva, esteve presente e ouviu atentamente as propostas. O legislador lembrou que alguns dos projetos podem receber recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza.

Também participaram da reunião o superintendente da AMM, Darci Lovato, o deputado estadual José Domingos, o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Meraldo Sá, o economista da Assembleia, Maurício Munhoz, e o gerente de Desenvolvimento Econômico da AMM, Hudson dos Anjos.

Fonte: AMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário