quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Noêmia Maria cobra do Executivo a coleta de lixo seletiva em Arenápolis

Preocupada com o destino final do lixo gerado pela população, que inevitavelmente provoca inúmeros prejuízos ao meio ambiente e ao planeta terra, a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Arenápolis Noêmia Maria de Souza (PT), apresentou indicação para que o Prefeito Municipal José Mauro Figueiredo, requerendo que o mesmo tome as providências necessárias para cumprir a Lei Municipal 1060/2010, instituindo a coleta seletiva de lixo na cidade, principalmente a coleta seletiva de resíduo plástico.

A coleta seletiva de lixo possui um papel fundamental para o meio ambiente, uma vez que através dela, é possível promover a reciclagem de lixo e consequentemente recuperar matérias-primas que de outro modo seriam tiradas da natureza, reduzindo o impacto no planeta. A ameaça de se exaurir recursos naturais não renováveis faz crescer a necessidade de reaproveitar os materiais recicláveis, que são separados um a um na coleta seletiva de lixo, melhorando inclusive a limpeza e o aspecto da cidade.

A coleta seletiva é um sistema de recolhimento de materiais recicláveis, como papéis, plásticos, vidros, metais e orgânicos, que são separados previamente na fonte geradora, que são as casas, empresas e escritórios, e este material pode ser reutilizado ou reciclado, funcionando ainda, como um processo de educação ambiental. A coleta seletiva de lixo acaba por sensibilizar o cidadão sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo diariamente, causando inúmeros problemas ao meio ambiente.

A parlamentar municipal justificou sua reivindicação, porque entende ser de extrema necessidade de promover a coleta seletiva do resíduo plástico, e encaminhar a instituições de reciclagem, por conta da lenta decomposição que acaba causado danos ao meio ambiente.

“Todo o lixo seco descartado por empresas, escolas e até mesmo por nós em nossas casas vão direto para a natureza e causam inúmeros danos, danos que são reduzidos drasticamente com a coleta seletiva, sem contar que iremos reduzir também a extração de matéria prima para confecção de novos produtos” destacou Noêmia Maria.

Com a coleta seletiva, todo o lixo que pode ser reaproveitado é separado do lixo orgânico, também chamado de lixo úmido, composto por restos de frutas, verduras e outros.

Diante da importância da medida para toda a sociedade, a Chefe do Poder Legislativo Municipal, entende ser necessário que o Poder Executivo tome as medidas necessárias para instituir a coleta seletiva, contribuindo inclusive para manter a cidade limpa, diminuindo sobremaneira a poluição da natureza.

Fonte: Spartacus Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário