sábado, 23 de fevereiro de 2013

Colheita da soja atrasa em Mato Grosso e atinge 43% da área, diz Imea

A colheita da soja em Mato Grosso alcançou 43,1% da área na penúltima semana de fevereiro. Os trabalhos no campo evoluíram 16,3 pontos percentuais em sete dias, conforme levantamento divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) nesta sexta-feira (22). Mesmo com esse desempenho a colheita deste ano está atrasada em comparação com o mesmo período do ano passado, quando 51,6% da área foram colhidas.

As chuvas continuam sendo um problema para o produtor. Além do atraso, os agricultores amargam prejuízos pela perda na produção devido o excesso de umidade. Nesse contexto, a qualidade do grão também é afetada, preocupando o produtor que ainda precisa arcar com as despesas da temporada atual.

Até o momento, o volume de 418 mil toneladas que foi descontado do produtor já comprometeu mais de R$ 344,6 milhões, que, se investido na lavoura ao custo total médio de R$ 2.263,50/ha, seria suficiente para plantar 152.235 ha na safra 2013/14.

Entre as regiões, no médio-norte a colheita está mais avançada, alcançando 62,2% da área, segundo pelo oeste e norte, cada uma com 51%. O sudeste segue com 47% do espaço destinado para a soja colhido. No noroeste, a colheita chegou a 43%, enquanto que no centro-sul atingiu 40%. O nordeste é a região mais atrasada, com 35% da área colhida.

Fonte: Vívian Lesssa/G1 MT


Clique aqui e acesse a página do Jornal O Divisor no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário