sábado, 26 de janeiro de 2013

Prefeitos elegem novo presidente da AMM na próxima quinta-feira

A Associação Mato-grossense dos Municípios vai realizar no dia 31 de janeiro, próxima quinta-feira, assembleia geral para eleger a nova diretoria, que vai administrar a instituição no biênio 2013/2014. Conforme o estatuto da AMM, a primeira convocação será realizada as 9 horas, com a presença de maioria simples, ou seja, de, no mínimo, cinquenta por cento mais um dos filiados à AMM em situação regular. Caso seja necessário, às 10 horas ocorrerá a segunda convocação, com o número de filiados presentes. A expectativa é que até o meio-dia o resultado da votação seja divulgado.

Os prefeitos reeleitos de Juscimeira, Valdecir Luiz Colle (PSD), e de Alto Paraguai, Adair José Alves Moreira (PMDB), são os candidatos à presidência da instituição, que em maio próximo vai completar 30 anos de fundação.

As chapas com os membros de cada diretoria foram registradas no dia 11 de janeiro na AMM. A assembleia geral será coordenada pela comissão eleitoral, composta pelos seguintes prefeitos: Odoni Mesquita Coelho (Torixoreu), Wener Santos (Nova Marilândia), Valteir Quirino dos Santos (Indiavaí), Angelina Benedita Pereira (Planalto da Serra) e Arcilio Jesus da Cruz (Acorizal). A comissão é presidida pelo prefeito de Torixoreu. O próximo presidente assumirá uma instituição com atuação técnica e institucional em defesa dos municípios.

Na esfera política, a AMM lidera mobilizações, luta por conquistas e intercede por soluções visando o atendimento das demandas municipalistas. Marca posição junto aos poderes constituídos e articula parcerias com órgãos e instituições para atender os municípios.

A equipe da instituição também avalia de perto as dificuldades e as necessidades das administrações municipais, por meio de viagens às regiões de Mato Grosso. Além da atuação política, a diretoria da AMM também prioriza o aprimoramento da prestação de serviços aos municípios, com o trabalho da equipe técnica.

O objetivo é melhorar o atendimento aos prefeitos e prefeitas, que com orientação técnica especializada têm mais condições de administrar os municípios. A AMM também promove capacitações e eventos municipalistas, como congressos, reuniões, seminários, workshops, cursos, que têm em comum o debate sobre questões inerentes aos municípios. O objetivo é esclarecer dúvidas, compartilhar experiências, debater ideias sobre o desenvolvimento econômico e social das cidades mato-grossenses.

Com a participação de prefeitos e técnicos das prefeituras, os eventos contribuem para uma maior eficiência e eficácia no processo de tomada de decisões nas administrações municipais.

Histórico da AMM - Fundada em 4 de maio de 1983, a Associação Mato-grossense dos Municípios surgiu da necessidade de se criar no estado uma entidade que congregasse os municípios e representasse o poder público municipal junto às demais esferas de governo.

A instituição foi fundada com o objetivo de congregar e defender os interesses dos municípios; liderar as lutas municipalistas; prestar assistência técnica, jurídica, administrativa e educativa; ajudar a elaborar planos de desenvolvimento dos municípios associados; promover eventos para debater problemas técnicos e administrativos dos municípios, entre outros.

O primeiro presidente da AMM foi o então prefeito de Cuiabá, Anildo Lima Barros (1983/1985), sucedido por: Darcy Capistrano de Oliveira (1985/1987), de Diamantino; Fausto de Souza Faria (1987/1989), de Rondonópolis; Evaldo Jorge Leite (1989/1990), de Colíder; João Batista Rodrigues Alves (1991), de Barão de Melgaço; Aparecido Briante (1992), de São José do Rio Claro; Hélio Antunes Brandão Filho (1993/1994), de Jangada; Vilceu Marchetti (1995/1996), de Primavera do Leste; Jair Benedetti (1997/1998), de Comodoro; Érico Piana Pinto Pereira (1999/2000 - 2001/2002), de Primavera do Leste; Ezequiel Ângelo Fonseca (2003/2004), de Reserva do Cabaçal; José Aparecido dos Santos (2005/2006 – 2007/2008), de Nova Marilândia; Pedro Ferreira de Souza (2009-2010), de Jauru, e Meraldo Figueiredo Sá (2011/2012), de Acorizal.

Fonte: AMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário