sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Derrota à vista

Em uma manobra da “mão invisível da política”, o prefeito de Glória D´Oeste, Nilton Borgato (PP), renunciou ao cargo de 5º vice-presidente na chapa à eleição da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) do prefeito de Alto Paraguai, Adair Alves Moreira (PMDB). A atitude causou surpresa na chapa e mostra o grau de disputa pela organização. Ele formalizou sua renúncia à comissão eleitoral.

Questionado, Borgato foi cauteloso sobre a “desistência” e alegou “questão particular” como motivação. “Não falei com ele (Chiquinho) ainda. Eu tenho compromisso hoje. Vou conversar com o Adair e com Chiquinho ainda”, explica ao HiperNotícias. A eleição da AMM é na próxima quinta-feira, dia 31.

No fim de semana o prefeito de Glória D´Oeste foi preso e depois liberado por crime ambiental e por utilizar máquinas públicas para uso particular. Borgato nega a acusação.

O beneficiado pela provável mudança de lado, o adversário de Adair, prefeito de Juscimeira Valdecir Colle (PSD), o Chiquinho, reforça que tem “conversado bastante com (Borgato) e ele sempre mostrou simpatia pela candidatura”.

CHIQUINHO
Chiquinho atesta que tem feito reuniões diárias com os prefeitos eleitores e que tem representantes em sua chapa de todas as regiões de Mato Grosso. Como atributo do grupo que o apoia, lista o apoio fatiado de nove partidos (PSD, DEM, PSB, PR, PT, PP, PSC, PRB e PDT). Inclusive do PMDB, com o prefeito Leozip Domingos Gonçalves, de Alto Boa Vista, na região do Araguaia.

Ele tenta inclusive convencer o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), único do partido que declarou voto para Adair. A reportagem apurou que ele conversou na quarta-feira com Mauro pelo telefone. Embora apoiador de Adair, Mauro diz que não tem pedido voto para o peemedebista. “Aí não!”, descarta à reportagem sobre apoiar Chiquinho.

“Não fui chamado para essa reunião, não participei com nenhuma prefeito e nem dirigente partidário de discussão sobre eleição da AMM”, esclarece Mauro.

Em mais uma prova acirrada da disputa da eleição da AMM e para apimentar a briga interna, o presidente estadual do PSB, o deputado federal Valtenir Pereira, reuniu-se com grupo de prefeitos no seu gabinete e em churrascaria de Cuiabá, junto com Chiquinho. Ele postou na rede social o feito.

“Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá. Trabalhando em busca de apoio à candidatura do prefeito de Juscimeira, Chiquinho do Posto à presidência da AMM”, descreve.

PIVETTA
Prefeito de Lucas do Rio Verde, e tesoureiro na chapa de Adair, o empresário Otaviano Pivetta (PDT), se mostra surpreso à desistência do ex-aliado. Ele era candidato, e há cerca de 10 dias, recuou da candidatura para fechar aliança com o PMDB, em articulação direta do governador Silval Barbosa (PMDB).

“Eu não estou sabendo. Estou totalmente por fora. Nossa campanha está mantida. Eu estou fazendo campanha na região onde foi dada tarefa para fazer. Converso com prefeito, alguns por telefone”, relata. “Estamos otimistas, vamos fazer reforma geral na AMM”

Ele defende transparência na gestão e organização da associação. “Queremos transparência do que a AMM gasta e nunca se sabe para onde vai. Tem que publicar balancete para todos os prefeitos saberem para onde vai o dinheiro público sagrado”, cobra.

“Vamos fazer um lotacionograma e publicar cargos e respectivos salários. Todos vão saber quem são as pessoas, o que fazem e quanto ganham”, apresenta proposta.

A reportagem entrou em contato com o candidato do PMDB, mas não obteve êxito em repercutir com ele a renúncia de Borgato.

O HiperNotícias apurou que, além de Valtenir, outros três deputados federais (Wellington Fagundes, Homero Pereira e Eliene Lima) estão empenhados na defesa da candidatura de Chiquinho.

Além deles, o padrinho político e presidente da Assembleia Legislativa, José Riva e Airton Português, ambos PSD, também estão firmes na campanha.

Fontes consultadas pela reportagem relatam haver uma articulação e “disputa normal e de convencimento” a favor da chapa de Chiquinho. E que, de ambos lados, “representantes das duas chapas tem visitado prefeitos que apoiam o adversário”.

Fonte: Jonas da Silva - HiperNotícias (Colaborou RONALDO PACHECO)
Foto: Marcos Lopes/HiperNotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário