sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Carnaval 2013: Municípios têm até 04 de fevereiro para apresentar documentação ao Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea) realizou a Operação Integrada Carnaval, que cumpriu uma série de visitas técnicas às Prefeituras de 15 municípios da Baixada Cuiabana e do Médio-Norte, com objetivo de alertar, orientar e preparar as cidades para receber foliões com segurança durante o Carnaval.

Nos locais visitados foi assinado um Termo de Responsabilidade e Compromisso com os representantes e responsáveis.

Na Baixada Cuiabana, a operação passou pelos municípios de Santo Antônio do Leverger, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães, Acorizal, Rosário Oeste, e Nobres. No Médio-Norte foram visitadas as cidades de Tangará da Serra, Diamantino, Nortelândia, Arenápolis, Denise, Nova Olímpia e finalizando em Barra do Bugres.

O diretor em exercício da Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico (DSCIP), tenente-coronel BM Willckerson Cavalcante, explicou que são cobrados os requisitos necessários para a realização da folia em locais públicos, como, os preventivos fixos e móveis, Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) na montagem de estruturas de palco, arquibancadas ou similares, projeto de capacidade de público com saídas de emergência, dentre outros casos específicos.

De acordo com o coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), engenheiro Reynaldo Magalhães, o foco dessa operação é a segurança dos foliões e da população em geral. "Para garantir um carnaval com maior segurança é preciso que o evento seja planejado e organizado com responsabilidade e com um mínimo de antecedência. Para isso basta que as providências sejam tomadas seguindo as exigências legais em tempo hábil",pontuou Magalhães.

As Prefeituras que receberam as visitas técnicas, terão até o dia 4 de fevereiro, para apresentarem os projetos de estruturas e todas as documentações relativas ao evento. “A partir dessa data, até o dia 8 (sexta-feira), teremos o prazo para vistoriar os locais ou ainda para as prefeituras se readequarem, se for o caso”, esclarece Cavalcante.

A operação comandada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Procon, Secretaria de Estado de Turismo (Sedtur), dentre outros.

>> Diamantino

Com agilidade da organização, toda documentação e projetos do município de Diamantino seguem em estágio avançado e estão sendo entregues antes do prazo limite.

Fonte: Redação – O Divisor (com Secom MT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário