sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Secretarias de Obras e Saúde trabalham no combate a dengue em Diamantino

De acordo com o cronograma da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Diamantino que mostra os pontos críticos com relação aos focos dos criadouros do mosquito da dengue, a Secretaria Municipal de Obras montou a foça tarefa para recolher os entulhos nos bairros.

O secretário municipal de Obras, João Gonçalves salientou que o trabalho é feito bairro por bairro, rua por rua que aponta o cronograma e frisou o pedido para que a população contribua deixando sempre seus quintais limpos eliminando os criadouros do mosquito.

Segundo o Ministério da Saúde, a dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da dengue.

Recentemente a Secretaria Municipal de Saúde realizou o levantamento de índice rápido, realizados nos bairros do município que mostram grande infestação do mosquito do aedes aegypti. Mais de 80% dos focos de dengue são encontrados nas residências.

Foram visitadas 906 casas, destas foram coletadas 83 amostras larvárias; 56 amostras deram positivas para o mosquito do aedes aegypti, correspondendo assim cerca de 6,2 o índice de infestação breteal do município.

Segundo dados, 40% dessas larvas foram encontradas em lixo domiciliar, em lonas, prato de plantas, caixa d´água, copos descartáveis, baldes velhos, latas de tintas, vasos de plantas, bebedouros de animais, pneus, recipientes plásticos, entulhos, etc.

De acordo com o gerente de endemias, Valdecir de Souza, desde o mês de janeiro de 2012 foram realizadas 389 notificações, com 215 casos positivos e 174 negativos.

>> Saiba como evitar a proliferação do mosquito:
.
Coloque areia no prato das plantas ou troque a água uma vez por semana. Mas não basta esvaziar o recipiente. É preciso esfregá-lo, para retirar os ovos do mosquito depositados na superfície da parede interna, pouco acima do nível da água. O mesmo vale para qualquer recipiente com água.

Pneus velhos devem ser furados e guardados com cobertura ou recolhidos pela limpeza pública. Garrafas pet e outros recipientes vazios também devem ser entregues à limpeza pública. Vasos e baldes vazios devem ser colocados de boca para baixo. Limpe diariamente as cubas de bebedouros de água mineral e de água comum. Seque as áreas que acumulem águas de chuva. Tampe as caixas d’água.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário