sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Consciência política

Muitas pessoas imaginam que a política não tem nada a ver com a vida pessoal. É infelizmente comum muitos afirmarem que não se interessam por política, e, em casos não muito extremos, alguns chegam a dizer que não querem saber de política.

Porém, a cada dois anos, somos convocados a votar. Nesses períodos, a política, ou melhor, os candidatos e seus partidos invadem a vida de todo mundo, pela televisão, pelos jornais, nos outdoors, nas ruas, faixas etc. Quando é tempo de eleição, os temas políticos aparecem nas conversas, nas discussões sobre os candidatos, nas piadas, nos debates pela televisão, nos telejornais, e até mesmo em discussões nas escolas.

Fora de época das eleições, a preocupação com os temas políticos diminui muito de importância. Pelo menos já não ocupa o centro das atenções. Mas vamos fazer uma reflexão: A política, também se torna menos importante? É claro que não. Na verdade, a política interfere em nossas vidas todos os dias. Por vezes, é fácil perceber. Outras vezes, nem tanto. Assim, de forma clara ou de forma menos aparente, todas as leis e medidas, tomadas por aqueles que foram legitimamente eleitos, interferem direta ou indiretamente em nossas vidas.

Os impostos que pagamos, o trânsito, a vida escolar, a vida profissional, os laços familiares, tudo é regido pelas leis e pelas decisões daqueles que governam. Por isso é importante termos consciência política.

Termos consciência política significa que devemos acompanhar atentamente o político que acreditamos e votamos, para isso devemos avaliar cada qual, que setor ele mais representa, entender quais tarefas ele vai ter de cumprir no cargo. Quando falo de consciência política significa que precisamos participar o tempo todo, isto é, acompanhar acontecimentos, informar-se, debater, aprender, compreender e, é claro, manifestar-se e ouvir as pessoas.

Ao eleitor cabe usar seu poder de análise e avaliação, acompanhando passo a passo o seu representante, só assim podemos ajudar a mudar o Brasil. Por isso digo que, se todos tivermos consciência política, o Brasil só tem a ganhar!

Itamar Martins Bonfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário