terça-feira, 30 de outubro de 2012

Vacinação contra aftosa em MT deve atingir mais de 29 milhões de animais

Campanha terá início na quinta-feira (1º) e segue até o dia 30 de novembro. Último foco de febre aftosa em Mato Grosso foi registrado em 1996.
Mais de 29 milhões de bovinos e bubalinos devem ser imunizados contra a febre aftosa em Mato Grosso, como informou nesta segunda-feira (29) o coordenador de Defesa Animal do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea-MT), Alisson Cerricatto. A campanha terá início na próxima quinta-feira (1º) e segue até o dia 30 de novembro.

Assim como as etapas de vacinação anteriores, as atividades na região de fronteira devem ser intensificadas. "Teremos um trabalho diferenciado em raio de 15 km da fronteira com a Bolívia com 20 equipes de fiscais que estarão acompanhando a vacinação. Os fiscais começaram os trabalhos nesta região. Eles estão passando nas propriedades para marcar o dia em que o rebanho destes locais serão imunizados", afirmou Cerricatto.

Nas demais regiões, somente 2% da vacinação será acompanhada e o criadores devem realizar a vacinação e comunicar ao Indea de seu município. Os produtores terão entre os dias 1º e 10 de dezembro para realizar a notificação.

Quem não respeitar o calendário de vacinação poderá ser penalizado com o pagamento de multas, devendo chegar a 2,25 Unidade de Padrão Fiscal (UPF) por cabeça não vacinada, o que corresponde atualmente R$ 46,27 por animal.

"Se o produtor vacinar e não nos comunicar vamos procurá-los e bloquear a propriedade pela mesma quantidade de dias que ficou sem notificar. Já o criador que não vacinar iremos aplicar a multa e realizar a vacinação compulsória", destacou o coordenador do Indea.

Última campanha

Mais de 12,2 milhões de cabeças de gado com até 24 meses foram vacinadas contra a doença no estado na última campanha, realizada entre 1º e 31 de maio de 2012. O número representa 99,8% do total de bovinos e bubalinos que contemplavam a campanha.

O último foco de febre aftosa em Mato Grosso foi registrado em 1996. Desde então, Mato Grosso é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre da febre aftosa com vacinação. E desde 2007 todas as etapas da campanha de vacinação têm alcançado índices de vacinação superiores a 99%, conforme informou o Indea.

Fonte: G1 MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário