terça-feira, 30 de outubro de 2012

Representante de Diamantino participou da reunião da Macro Regional Centro-Oeste em Rondonópolis

Enfermeiro Everaldo de Almeida
esteve na reunião em Rondonópolis 
O enfermeiro do Serviço de Assistência Especializada (SAE – CTA) de Diamantino, Everaldo de Almeida, esteve na reunião Macro Regional Centro-Oeste realizada em Rondonópolis entre os dias 24 a 26 de outubro e destacou o evento como importante para saber as metas do Governo Federal quanto a HIV.

“Foi produtivo tanto para nós quanto aos usuários do serviço e representantes das Organizações Não Governamentais (ONGs). Ouvimos as propostas do Governo para área, falamos muito sobre o atendimento”, ressaltou o enfermeiro.

A coordenadora do SAE de Diamantino, Cilene Carvalho, avalia a reunião como sendo positiva e que servirá também para divulgar as novas tecnologias adotadas no tratamento das doenças causadas pelo vírus HIV, bem como vai resultar na elaboração de uma proposta de trabalho para o próximo ano e que deve ser apresentada ao Congresso Nacional em Brasília.

Segundo avaliação feita pela representante do Departamento de DST/Aids do Ministério da Saúde, Mauritânia Pereira, no momento em que acontecem as mudanças da legislação do Sistema Único de Saúde – SUS é ‘proveitosa’, ela participou de todos os trabalhos até a elaboração da Carta de proposta que segue para o Congresso.

Mauritânia Pereira avalia que a reunião da região centro-oeste serviu tanto para avaliar os desafios do programa identificados nos estados participantes (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal) quanto as novas perspectivas para os profissionais responsáveis pelas ações de saúde, no que diz respeito às DST/Aids e Hepatites Virais. Ela destaca a oportunidade de todos poderem ver a situação em que estão inseridos.

As mudanças feitas na legislação do SUS, segundo Mauritânia, alteram apenas formas de financiamento. “O sistema de atendimento não vai sofrer nenhuma alteração. Só vamos ter mudança na forma de captação de recursos”, explica. Elisiane Pasini que também representou o MS no evento, acredita que a Macro representa a possibilidade de se dar mais um passo para a concepção política apresentada.

O último dia de reunião foi palco também do encerramento da Campanha Outubro Rosa de Prevenção do Câncer de Mama. A equipe organizadora coordenada por Mariúva Valentim Chaves coloriu o salão de eventos do Hotel Horto de rosa, com a proposta de encontrar estratégias para dar continuidade às ações da campanha. A próxima Reunião Macro Regional Centro-Oeste deve acontecer no Distrito Federal, em outubro de 2013.

Objetivo

A iniciativa de desenvolver as reuniões macro regionais surgiu da necessidade de promover a discussão entre estados e municípios sobre temas relevantes e o cotidiano daqueles que trabalham com a prevenção e o tratamento das doenças sexualmente transmissíveis. Dentre os objetivos almejados estão os de fazer a qualificação das pessoas que atuam nesses programas, promover a saúde da população com a prevenção da doença e desenvolver pesquisas e ações de planejamento. O Estado de MT teve como representante a técnica Deise, que apresentou dados estatísticos e os serviços realizados para prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Fonte: Redação - O Divisor

Nenhum comentário:

Postar um comentário