quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Legislativo de Nortelândia publica em site quais as funções de um vereador


Até bem pouco tempo, poucos se interessavam sobre as atuações do poder legislativo municipal.  Diante disso, o presidente da câmara de Nortelândia, Mariano Gomes (PDSB) decidiu que publicará no site da câmara municipal as definições e ao que se propõem os representantes da casa de leis.

“ É de suma importância levarmos ao conhecimento da população qual é o trabalho do vereador, que tipo de desempenho as pessoas podem esperar diante das nossas atuações”, afirmou o presidente. 

O presidente acredita ainda que, desta forma, a comunidade se tornará ainda mais participativa e entenderá que o processo democrático se dá por conta do seu envolvimento em políticas públicas.

“As publicações nos sites serão feitas semanalmente, convidamos a todos para acessar o nosso site”, finalizou o presidente.

As primeiras orientações no site da câmara municipal de Nortelândia serão referentes as definições da função.

EXEMPLO DA PUBLICAÇÃO

Vereador é a designação tradicional, nos países de língua portuguesa, de um membro de um órgão colegial representativo de um município, com funções executivas ou legislativas, conforme o país. Os vereadores agrupam-se, normalmente, numa câmara municipal ou câmara de vereadores. 

Apesar de as origens do cargo remontarem à Idade Média, às origens do Reino de Portugal, no século XX, as câmaras municipais e os seus vereadores evoluiram para uma função legislativa e parlamentar no Brasil e para uma função essencialmente executiva em Portugal. Nas antigas colônias portuguesas de Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe, os vereadores também apresentam funções executivas, como em Portugal. O dia do vereador é comemorado no Brasil, no dia 1 de outubro[1].

Fonte: Da Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário