sábado, 18 de agosto de 2012

AMM e Governo coordenam estudo sobre situação econômica e financeira do estado

Com a perspectiva de tornar Mato Grosso um estado mais eficiente, a Associação Mato-grossense dos Municípios e o Governo Estadual estão coordenando um estudo detalhado sobre a situação econômica e financeira do estado e dos municípios. O trabalho consiste em um levantamento completo da situação atual, com a análise dos potenciais e limitações, visando apresentar propostas práticas para a reprogramação estratégica do estado.

O presidente da AMM, Meraldo Figueiredo Sá, disse que o resultado do estudo será importante não só para a classe política, mas para toda a sociedade. “Precisamos entender o momento pelo qual o estado e os municípios estão passando, para que possamos encontrar alternativas para torná-lo mais eficiente e dinâmico”, assinalou.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

O levantamento está sendo executado pela empresa de consultoria RC Consultores, sediada no Rio de Janeiro, com o apoio da equipe da AMM. O representante da empresa, o economista Paulo Rabello de Castro, participou no dia 26 de julho de uma reunião com o presidente Meraldo Sá e com a equipe técnica da instituição para acertar os detalhes do estudo, que deve estar concluído até o final deste semestre.

O trabalho será dividido em três etapas consecutivas. A primeira delas consiste em uma avaliação detalhada da situação econômica e fiscal do Governo Estadual e da economia do Estado. Esta fase vai apresentar os principais indicadores de desempenho e evolução do estado e dos municípios.

A segunda etapa será a análise da gestão do estado, a abordagem dos desequilíbrios decorrentes do endividamento estadual, base da arrecadação, despesa pública, distribuição dos recursos, logística, entre outros.

A terceira fase vai contemplar a elaboração de uma agenda para ação imediata, conclusões e recomendações. Com os dados da segunda etapa será elaborado um documento síntese contendo o Quadro Geral de Políticas Recomendadas e Agenda para Ação Imediata. O documento será acompanhado por uma apresentação elaborada nas etapas anteriores, com a contribuição da equipe da AMM, da classe política e lideranças do setor privado.

A sociedade mato-grossense também terá direito a participar da discussão. Estão previstas reuniões nos principais municípios polos para debater as propostas de desenvolvimento para o estado, elaboradas a partir do estudo. Um dos diferenciais do levantamento é a colaboração objetiva para o desenvolvimento do estado, baseada em resultados práticos, possíveis de serem implementados em Mato Grosso.

Fonte: Agência de Notícias da AMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário