terça-feira, 24 de julho de 2012

Coordenador da OSJNM participa de curso de regência no Rio de Janeiro

Promovido pela Funarte, evento envolverá profissionais da área musical de todo o País


O coordenador e regente da Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum (OSJNM), maestro Edmar Nascimento, participará de 25 a 29 de julho, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro, da primeira etapa dos Painéis Funarte de Bandas de Música 2012. 

Promovido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) em parceria com universidades e instituições culturais públicas e privadas de todo o País, o programa visa estimular a troca de experiência entre profissionais. Segundo o coordenador, a cada dois anos a capacitação é oferecida e voltada a várias áreas musicais, com o objetivo de aprimorar o conhecimento de instrumentistas e regentes de bandas de música. 

“O evento é um dos mais conceituados do país e é uma forma de se reciclar e aprimorar novas técnicas. No caso da OSJNM, participarei de painéis voltados ao curso de regência para posteriormente aplicá-las entre os alunos do projeto”, explicou Edmar. O maestro também tem o intuito de divulgar o nome da OSJNM e de sua mantenedora, a Associação Cultural e Social de Nova Mutum. “Estou levando todo o material da nossa Orquestra para que cada vez mais o Brasil conheça nosso trabalho.

 Os eventos da Funarte são excelentes oportunidades para se estabelecer contatos, buscar parcerias e até recursos”, informou. Edmar Nascimento retorna de viagem entre os dias 30 e 31 de julho e na sequência, inicia a seletiva entre os inscritos para as cerca de 40 vagas que deverão ser preenchidas para o segundo semestre do ano entre as aulas de instrumentalização da OSJNM.

O EVENTO

Conforme informações do site da Funarte, serão oferecidos cursos de técnica e fundamentos para instrumentos de sopro (flauta, clarineta, saxofone, trompa, trompete e bombardino/tuba); percussão; instrumentação e arranjo musical; regência; percepção musical e prática de conjunto (ensaio e concerto); reparo e manutenção de instrumentos de sopro. Além dos cursos, estão programados concertos, com entrada gratuita, no Salão Leopoldo Miguez. 

No dia 28, às 18h30, se apresenta a Banda Sinfônica da Polícia Militar do Rio de Janeiro; e no dia 29, a partir das 16h, alunos e professores sobem ao palco com a Banda Sinfônica formada no evento. “Será sem dúvida uma experiência única com participação de mais de 40 regentes de todo o País e oportunidade de se reger uma orquestra juntamente com vários profissionais”, finaliza.

Os Painéis Funarte de Bandas de Música 2012 serão realizados também em Natal (RN), de 17 a 21 de outubro; em Vigia (PA), de 7 a 11 de novembro; e em Ponta Grossa (PR), de 5 a 9 de dezembro. Com duração de cinco dias, os cursos são ministrados por profissionais de diversos estados. A iniciativa faz parte do Projeto Bandas, criado em 1976, que atua em diversas frentes, como levantamento e edição de partituras e manuais, distribuição gratuita de instrumentos e realização de cursos de reciclagem.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário