sábado, 28 de julho de 2012

Clima seco causa preocupação; Diamantino inicia campanha de conscientização contra queimadas

Bitucas são responsáveis por grande parte das queimadas 

Maria Tereza Paro Otton: “O prejuízo ambiental na queimada é irreparável” 

Alvina Souza dos Santos: “Eu procuro pegar as folhas que caem e colocar em volta das plantas, servem de adubo”
Com o período de seca aumenta a possibilidade das queimadas, o clima seco e a irresponsabilidade causam malefícios ao meio ambiente e à saúde. De acordo com a socióloga e ambientalista Maria Tereza Paro Otton as principais causas das queimadas na região de Diamantino é o descuido humano e a falta de consciência. 

“Um dos maiores descuidos são as bitucas dos cigarros jogados Na vegetação seca”, alertou. Em Diamantino a Defesa Civil capacitou brigadistas para atender o setor urbano. “Estamos nos equipando para dar uma resposta para sociedade, nosso perímetro urbano é extenso, se dermos conta de resguardar esse perímetro já é uma vitória. 

O prejuízo ambiental na queimada é irreparável, o capim pode nascer de novo, mas os microorganismos e todos os seres do local se transformaram, perdemos um banco genético”, A Prefeitura de Diamantino desenvolve campanha contra queimadas com conscientização nas escolas e com os produtores, fazendo com que o tema seja propagado. 

O Conselho Estadual das Associações de Revendas de Produtos Agropecuários de Mato Grosso (Cearpa) de Diamantino é uma associação que gerencia o recebimento de embalagens vazias de agrotóxico. A engenheira agrônoma e gerente do Cearpa de Diamantino, Maria Lucia explica que se as embalagens forem destinadas de forma incorreta são altamente poluente, com o risco de queimadas o material no solo pode chegar até o lençol freático e poluir a água. 

“O adequado é tirar essas embalagens do campo e trazê-las para cá, evitando esse risco com a destinação correta”, informou. Exemplo de responsabilidade ambiental, a aposentada Alvina Souza dos Santos transformou o local em que reside no bairro da Ponte em quintal produtivo. Com diversas espécies de árvores e plantas, no local tudo é reaproveitado, embalagens de leite viram vasos de mudas e formas para fazer rapaduras, com orgulho a moradora afirma que priorizando o meio ambiente não provoca queimadas. “Eu procuro pegar as folhas que caem e colocar em volta das plantas, servem de adubo”, destacou. 

>> Fique sabendo!

Queimar qualquer coisa, com o propósito de se livrar dela e/ou dos inconvenientes por ela causados, gerando poluição, realmente ou potencialmente causadora de danos à saúde humana, é crime, na medida em que infringe o artigo 54, da Lei do Meio Ambiente (Lei Federal 9 605, de 12/2/98). Esse artigo reza que "é crime causar poluição, de qualquer natureza, em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora". Pena: reclusão, de um a quatro anos, e multa.

 Caso o crime seja considerado culposo (ou seja, a pessoa poluiu sem que tivesse a intenção deliberada de poluir), a pena será a detenção, de seis meses a um ano, e multa. Igualmente, provocar a queima, por ato de vandalismo ou com finalidade econômica, gerando poluição, também é crime. Por outro lado, provocar incêndio é crime inafiançável, segundo o artigo 250 do código penal. 

Fonte: Assessoria de Imprensa 
Fotos: Assessoria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário