terça-feira, 26 de junho de 2012

Diamantino realiza campanha antidrogas com integração entre entidades


Nesta terça-feira (26.06) é celebrado o Dia Internacional Antidrogas, em Diamantino o médico Reinaldo Almeida Gil, presidente do Conselho Municipal Antidrogas, disse em entrevista que o fato é preocupante, alertou que com o tempo as drogas causam danos cerebrais. A dependência faz com que seja utilizada com frequencia para aliviar os seus próprios sintomas.

 “Para ter o mesmo efeito [o usuário] passa fazer cada vez mais o uso, ao ponto que fica muito dependente e a quantidade que usava não funciona mais, até o momento de consumir uma dose letal”, explicou. Segundo o relatório mundial sobre drogas divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o consumo no Brasil aumentou.

Com base em dados de 2008, o estudo revela que o Brasil é o maior mercado de cocaína da América do Sul, com 900 mil usuários. As apreensões atingiram 20,4 toneladas, aumento de 21% em relação ao ano anterior. A ONU informa que a cocaína traficada no Brasil vem do Peru e da Bolívia. O Brasil respondeu por 3% das apreensões de maconha no mundo e o ecstasy apreendido chegou a 13 toneladas.

 O consumo de opiáceos (substâncias derivadas do ópio), heroína e medicamentos à base de morfina, também é alto (640 mil pessoas ou 0,5% usam ao menos uma vez ao ano), com a maior taxa da América do Sul. O presidente do Conselho Municipal Antidrogas de Diamantino lembrou que o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) realiza um trabalho importante no assunto.

 “Temos uma psiquiatra que tem tratado casos aqui em Diamantino; além de grupos secretos”, informou. A campanha com o lema: “Sem drogas somos campeões - Não entre nessa roubada” também conta com o envolvimento de diversos setores da sociedade, como: Prefeitura, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Poder Judiciário, Ministério Público, Polícias Militar e Civil é realizada a campanha com o lema: “Sem drogas somos campeões - Não entre nessa roubada”.

 Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário