segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Ex-secretário de Saúde de Nova Maringá presta contas das ações realizadas em sua gestão 2009/2012

O ex-secretário de Saúde de Nova Maringá, Itamar Bonfim em última reunião do Conselho Municipal de Saúde e com servidores públicos da área de Saúde Municipal realizada no mês de dezembro apresentou aos presentes um relatório sobre o SUS Municipal e as ações realizadas em sua gestão no período de 2009 a 2012.

Segue abaixo síntese.

PROJETOS E PROGRAMAS DESENVOLVIDOS:
Construção de Unidade Básica de Saúde com 300 metros quadrados no valor de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais) no Distrito Brianorte;
Reforma e Ampliação da Unidade Básica de Saúde "Vereador Aparecido Alves" no bairro Jardim. Mayra; R$ 56.000,00 (cinqüenta e seis mil reais);

Implantação do CTA - Centro de Tratamento e Aconselhamento, para atender os pacientes portadores de HIV/AIDS e Hepatites Virais; R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais);

Implantação da UDR - Unidade Descentralizada de Reabilitação (fisioterapia), para atender pacientes com problemas ortopédicos, neurológicos, respiratórios, cardíacos e prevenção, com facilidade na aquisição de próteses e órteses, cadeiras de rodas e consulta com as especialidades acima;

Aquisição de veículo Fiat Uno para atender a Secretaria de Saúde adquiridos com recursos próprios;

Aquisição de 1 (uma) ambulância Doblô em parceria com Governo do Estado;

Aquisição de 1 (uma) ambulância S-10 adquirida com recursos próprios;

Aquisição S10 para atender a equipe de endemias (dengue e malária), em parceria com o Governo do Estado, deputado estadual Wagner Ramos e vereadores municipais;

Aquisição de 01 ATI - academia ao ar livre instalada no Jardim São Pedro ao lado da Prefeitura Municipal; R$ 24.000,00 (vinte e quatro mil reais);

Aquisição de 01 ATI - academia ao ar livre instalada no Jardim América ao lado do "Clube do Vovô ; R$ 24.000,00 (vinte e quatro mil reais);

Aquisição de 01 ATI - academia ao ar livre instalada no Distrito de Brianorte; R$ 24.000,00 (vinte e quatro mil reais);

Aquisição de vários equipamentos para atender o Pronto Atendimento "Décio Lordano" como: 03 (três) desfibriladores e equipamentos Urgência/Emergência;

Informatização de todas as Unidades Básicas de Saúde, incluindo o distrito de Brianorte;

Implantação do laboratório público municipal com aquisição de todos os equipamentos necessários, com recursos próprios, que atende com 50 tipos de exames básicos gratuitos à população;

Adequação da sala de Raio-X, com projeto elaborado por engenheira de Goiânia, devidamente aprovado pela Vigilância Sanitária do Estado;

Manutenção do convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde de Sorriso, Hospital Rio Médica de São José do Rio Claro, atendendo os munícipes com cirurgias e internações;

Elaboração de convênio com Hospital São João Batista de Diamantino e Hospital Nossa Senhora de Santana em Nortelândia, para atender os munícipes com cirurgias e internações;

Distribuição gratuita de todos os medicamentos básicos da Relação Nacional de Medicamentos aos munícipes, bem como aos cidadãos inseridos nos programas de hipertensão, diabetes e saúde mental;

Aquisição de equipamentos para sala de Raio-X como: Mesa Bucky e Mural Bucky no valor de R$ 14.000,00 (quatorze mil reais);
Obs: Já adquiridos faltando instalar

Aquisição de equipamentos laboratoriais no valor de R$ 31.000,00 (trinta e um mil reais);

Aquisição de 01 micro-ônibus no valor de R$ 252.000,00 (duzentos e cinqüenta e dois mil reais), para atender pacientes de Nova Maringá encaminhados a outros centros para tratamento de Saúde, como: Sorriso, Diamantino e Cuiabá.


PROJETOS ENCAMINHADOS E APROVADOS QUE ESTARÃO DISPONÍVEIS PARA A PRÓXIMA GESTÃO

Construção de Unidade Básica de Saúde com 300 metros quadrados no valor de R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), no bairro Jardim América, com emenda parlamentar do Deputado Federal Valtenir Pereira;
Obs: Já liberado 10% do valor (disponível em conta).

Ampliação e Aquisição de equipamentos do PSF Vereador Aparecido Alves no Bairro Jardim Mayra, no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais), com emenda parlamentar do Deputado Federal Eliene Lima;

Implantação do Complexo Regulador em parceria com SES-MT e Ministério da Saúde para a Central de Vagas Municipal e Unidades de Saúde, incluindo o distrito de Brianorte, no valor de R$ 64.000,00 (sessenta e quatro mil reais);

Projeto sobre Especificidades Regionais com a intenção de Construir Auditório anexo ao PSF do Jardim Mayra com capacidade para 60 (sessenta) pessoas, em parceria com Ministério da Saúde e SES-MT., no valor de R$ 86.500,00 (oitenta e seis mil e quinhentos reais);
Obs: Já liberado 4 parcelas de R$ 7.209 (sete mil e duzentos e nove reais).

Projeto Nacional de Urgência/Emergência com a disposição de uma ambulância SAMU 192 para o município de Nova Maringá, conforme Mapa da Saúde e Microrregionalização da Regional de Diamantino;

Aprovação da Proposição Operacional n.002/2.012 e Resolução CIB n. 226/2.012 para Implantação de Sala de Estabilização no Pronto Atendimento "Décio Lordano", com recursos financeiros no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais) para a instalação e R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais) mês para custeio das atividades.

Projeto de Construção de Centro de Múltiplo Uso para a Unidade de Fisioterapia no valor de R$ 135.000,00 (cento e trinta e cinco mil reais). Recursos já disponível em conta, sendo emenda parlamentar do deputado estadual Mauro Savi.

RELATÓRIO DO PERCENTUAL APLICADO DE RECURSOS:
Município: Nova Maringá
Ano 2009: 26,55%
2010: 19,47%
2011: 16,90%
1º Semestre 2012: 23,70%
Obs: Recursos aplicados de acordo com a Emenda Constitucional 029/2.000, onde o município tem a obrigação de aplicar 15% de sua receita própria em ações de saúde.

POLITICAS PÚBLICAS: ACOMPANHAMENTO DAS METAS PACTUADAS
Fechamento do pacto referente ao ano de 2011 – Obs: Os dados de 2.
Indicador: Razão de exames citopatológicos na população feminina na faixa etária de 25 a 59 anos.
Município: 0,28
Regional: 0,22
Estado: 0,20
O município realizou mais exames preventivos de Câncer de Colo de Útero – Papanicolaou que os municípios da Regional e o Estado.

Indicador: Cobertura de Primeira Consulta odontológica programática.
Município: 70,32
Regional: 13,52
Estado: 14,11
O município priorizou o atendimento odontológico com realização de Diagnóstico CPOD aos alunos da rede municipal de ensino. A Cobertura foi bem maior que da Regional e do Estado.

Indicador: Média de Ação Coletiva Escovação Supervisionada.
Município: 3,62
Regional: 2,01
Estado: 2,69
Aqui também tivemos melhor desempenho que a Regional e o Estado. Pois todas as Escolas foram atendidas com trabalhos em grupo supervisionado por Odontóloga.

Indicador: Média de Consultas Médicas por Habitantes nas Especialidades Básicas.
Município: 3,43
Regional: 1,13
Estado: 1,68
Disponibilizamos maior atendimento aos munícipes. A Cobertura foi bem maior que da Regional e do Estado. Segundo a OMS cada Habitante tem direito a 2,2 Consultas Médicas Ano.

Indicador: Proporção da População cadastrada pela estratégia saúde da Família.
Município: 67,92
Regional: 73,74
Estado: 63,86
Nesse Indicador estivemos aquém da Cobertura da Regional e do Estado. Não conseguimos manter o PSF de Brianorte devido a dificuldade para Contratação do Profissional Médico.

Indicador: Proporção de Internações por condições sensíveis à Atenção Primária.
Município: 17,44
Regional: 33,35
Estado: 28,11
Esse Indicador demonstra que os trabalhos preventivos realizados surtiram efeito, pois não tivemos tantas internações por causas básicas quanto aos demais municípios da Regional e o Estado.

Indicador: Proporção de Nascidos Vivos de Mães com 4 ou mais Consultas de Pré-Natal.
Município: 93,55
Regional: 93,84
Estado: 91,98
Saímos muito bem nesse Indicador, pois conseguimos quase que atender 100% da meta Pactuada. Aqui também conseguimos melhor cobertura que a Regional e o Estado.

Indicador: Proporção de Nascidos Vivos de Mães com 7 ou mais Consultas de Pré-Natal.
Município: 60,22
Regional: 71,52
Estado: 65,54
Aqui encontramos dificuldades por termos gestantes que escondem a Gravidez e/ou aparece para realizar o Pré-Natal Tardiamente, segundo análise da equipe. Aqui a cobertura da Regional e Estado foi melhor que a nossa.

Indicador: Taxa de internação por Diabetes Melittus e suas complicações na população de 30 anos e mais.
Município: 10,49
Regional: 28,53
Estado: 15,95
Aqui tivemos menos internações que a Regional e o Estado.

Indicador: Taxa de Internações por AVC.
Município: 0,00
Regional: 35,12
Estado: 22,90
Não tivemos internações por AVC no ano em curso.

Indicador: Proporção de Cura dos Casos novos de Tuberculose.
Município: 0,00
Regional: 83,33
Estado: 69,57
Não tivemos casos de Tb no ano em curso.

Indicador: Proporção de cura dos casos novos de Hanseníase nos anos de coortes.
Município: 69,23
Regional: 81,91
Estado: 80,49
Nesse Indicador tivemos desempenho menor em relação à Regional e o Estado. Pode ter ocorrido falha nos sistemas e acompanhamento no tratamento.

Indicador: Coeficiente de detecção de casos novos de hanseníase.
Município: 10,30
Regional: 9,48
Estado: 8,62
Detectamos mais casos novos que a Regional e o Estado. Pode-se afirmar que houve trabalhos de busca ativa pela equipe.

Indicador: Proporção de abandono de tratamento da Tuberculose.
Município: 0,00
Regional: 2,56
Estado: 7,81
Não Tivemos abandono de tratamento no ano em curso.

Indicador: Proporção de Partos cesáreos.
Município: 45,65
Regional: 50,47
Estado: 58,31
Tivemos menos Partos Cesáreos que a Regional e o Estado.

Indicador: Coeficiente de Mortalidade Infantil.
Município: 10,75
Regional: 16,17
Estado: 14,26
A Mortalidade Infantil no ano em curso foi menor em relação à Regional e Estado. Utilizado para crianças menores de 1 ano de idade.

Indicador: Coeficiente de Mortalidade Neonatal.
Município: 10,75
Regional: 12,32
Estado: 9,50
A Mortalidade Neonatal no ano em curso foi menor em relação à Regional e Estado. Utilizado para crianças de 0 a 27 dias de vida completos.

Indicador: Coeficiente de Mortalidade Neonatal Precoce.
Município: 10,75
Regional: 12,32
Estado: 7,07
A Mortalidade Neonatal no ano em curso foi menor em relação à Regional e Estado. Utilizado para crianças de 0 a 7 dias de vida completos.

Indicador: Coeficiente de Mortalidade Neonatal Tardia.
Município: 0,00
Regional: 0,00
Estado: 2,43
Não tivemos Mortalidade Neonatal Tardia no ano em curso. Utilizado para crianças de 7 a 27 dias de vida completos.

Indicador: Coeficiente de Mortalidade Pós-Neonatal.
Município: 0,00
Regional: 3,85
Estado: 4,76
Não tivemos. Utilizado para crianças de 28 a 364 dias de vida completos.

Indicador: Mortalidade proporcional por Doenças Diarréicas Agudas em crianças menores de 5 anos.
Município: 0,00
Regional: 0,00
Estado: 1,41
Não tivemos óbitos nesse estágio.

Indicador: Mortalidade proporcional por Infecção Respiratória Aguda em crianças menores de 5 anos.
Município: 0,00
Regional: 0,00
Estado: 4,10
Não tivemos óbitos nesse estágio.

Indicador: Numero absoluto de Óbitos em menores de 1 ano de idade.
Município: 1,00
Regional: 21,00
Estado: 728,00
Apenas 1 Óbito no ano em curso.

Indicador: Proporção Nascido Vivo com baixo peso ao nascer.
Município: 8,60
Regional: 7,62
Estado: 7,37
Nosso desempenho foi pior que a Regional e o Estado. Precisamos melhorar a cobertura de pré-natal e acompanhamento puerperal.

Indicador: Razão de Mortalidade Materna.
Município: 0,00
Regional: 76,98
Estado: 64,63
Não tivemos óbitos nesse estágio. Utilizado para mensurar os óbitos na população feminina em período de gravidez e até 42 dias após o parto.

Ao finalizar o gestor lembrou ainda que em sua primeira gestão à frente da Saúde Municipal foi construído e equipado o Hospital Municipal "Décio Lordano" e a construção do PSF "Vereador Aparecido Alves" no bairro Jardim Mayra. Disse ainda que fez uma gestão interativa onde teve a oportunidade de ensinar e aprender com seus colegas. “Cada um deu sua parcela de contribuição. Agradeço a todos pelo respeito mútuo e companheirismo", finalizou.

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