terça-feira, 6 de novembro de 2012

Operação da PF desarticula quadrilha de extração de ouro em MT

A Polícia Federal deflagrou, esta manhã, operação com objetivo de desarticular organização criminosa que trabalha na extração e comercialização ilegal de ouro em Mato Grosso e mais seis Estados (PA, RO, AM, SP, RJ e RS). Intitulada Operação Eldorado, os policiais buscam cumprir 28 mandados de prisão temporária, oito mandados de condução coercitiva e 64 mandados de busca e apreensão. Todos foram expedidos pela Justiça Federal de Mato Grosso.

De acordo com a assessoria de imprensa da PF, as investigações tiveram início em fevereiro deste ano e foram desenvolvidas pela Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros e Desvio de Recursos Públicos, ficando constatado que, além dos crimes ambientais praticados (exploração ilegal de recursos minerais, destruição de áreas de preservação permanente e poluição), a organização criminosa cometeu também crime contra a ordem econômica (usurpação de bens da União), contra o Sistema Financeiro Nacional e lavagem de dinheiro. 

O ouro, extraído das áreas indígenas e dos garimpos ilegais, era adquirido por empresas Distribuidoras de Títulos de Valores Mobiliários (DTVM"s) e, após dissimular a origem, era vendido como ativo financeiro para investidores em São Paulo. Em dez meses de investigação, foi possível constatar que uma das empresas distribuidoras, das três envolvidas no esquema, movimentou mais de R$ 150 milhões. Não foi informado de quais municípios este ouro era retirado.

Participam da operação mais de 300 policiais federais, que atuam no cumprimento dos mandados judiciais, bem como outros 80 policiais que atuam diretamente nos locais onde eram extraídos os metais preciosos, além de Fiscais do Ibama, que participam da investigação desde o início. 

O nome da operação é referência a uma antiga lenda narrada pelos índios aos espanhóis na época da colonização. Acreditou-se que o Eldorado fosse em várias regiões do Novo Mundo, dentre elas nas nascentes do Rio Amazonas. O termo Eldorado significa O (homem) dourado em espanhol; segundo a lenda, tamanha era a riqueza da cidadela, que o imperador tinha o hábito de se espojar no ouro em pó, para ficar com a pele dourada. 

Fonte: Só Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário