sexta-feira, 30 de novembro de 2012

CTA de Diamantino realiza testes rápidos de HIV na feira livre


Na manhã desta sexta-feira (30.11), a equipe do Serviço de Atenção Especialidade (SAE-CTA), da Secretaria Municipal de Saúde, realizou teste rápido para detecção do HIV, na feira livre da praça Major Caetano Dias.

A ação integra a campanha em alusão ao Dia Mundial da Luta Contra AIDS, celebrado na data 1º de dezembro. O slogan da campanha deste ano é: “Eu vivo com HIV e sei disso. A diferença entre nós é que você pode ter o vírus e não saber. Vá a uma unidade de saúde e faça o teste de AIDS”.

O trabalho de orientação com realização do teste rápido e entrega de kits com preservativos, e materiais educativos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue em todas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), nas fazendas, escolas, faculdades e empresas.

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o desafio dos trabalhadores da saúde que lidam com pessoas com HIV/Aids é atuar em novas situações que aparecem graças à maior sobrevida desses pacientes. Entre os problemas estão os efeitos colaterais causados pelos medicamentos, doenças oportunistas que podem surgir e o envelhecimento precoce.

“Esse é o primeiro desafio para o futuro. É preciso ter novos consensos voltados para hábitos de vida saudável, envelhecimento ativo e esforço para manter a qualidade de vida do paciente com HIV”, defendeu o ministro.

Fonte: Redação / O Divisor
Fonte: O Divisor

Nenhum comentário:

Postar um comentário