domingo, 14 de outubro de 2012

Advogados palestraram na UNED sobre as funções do enfermeiro


A coordenação do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino (UNED) proporcionou aos acadêmicos da área e aos alunos do curso de Gerência em Saúde da Secitec/Diamantino, duas palestras abordando o tema “Questões éticas e jurídicas na prática da saúde”.
 
Os advogados Gildo Capeleto e Thiago Silvestre tiraram dúvidas quanto ao papel legal do enfermeiro. “A função é de assistência, sempre atento nas questões de prevenção, e atendimento ao paciente. A obrigação do enfermeiro é de meio e não de resultado, a responsabilidade profissional dele é de atender, ele não tem obrigação de curar, muito menos de garantir a vida de quem quer que seja. O enfermeiro tem que zelar e cuidar”, explicou o advogado Gildo Capeleto.
 
A coordenadora adjunta Karina Nonato Mocheuti disse que faz parte da diretriz da faculdade, além de, proporcionar o conhecimento prático e teórico da profissão, também respaldar o acadêmico de sapiência quanto aos deveres éticos e legais do ofício.
 
“Estamos preocupados com os temas da atualidade, e trazemos essas discussões para dentro da faculdade. A função diária exige certa agilidade e competência, frente a isso, encontramos os pontos éticos”, relatou.
 
O advogado Thiago Silvestre, egresso do curso de Direito da UNED, ressaltou que o enfermeiro deve agir seguindo o Código de Ética da profissão, não ser omisso e não cometer nenhum ato indisciplinar.
 
Thiago destacou o prazer de palestrar na instituição de ensino que outrora foi estudante. “É muito importante na vida profissional e pessoal passar por essas situações. Principalmente no meu caso, sou extremamente tímido e essas circunstâncias aprimoram nossa didática e faz com que nosso aprendizado atinja outras pessoas”, concluiu.
 
Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário