sexta-feira, 21 de setembro de 2012

MT: Depois de Sapezal, Diamantino inicia plantio da nova safra

Sojicultores de Diamantino, cidade a pouco mais de 200 quilômetros de Cuiabá (MT), iniciaram também o plantio da nova safra brasileira de soja. Chuvas pontuais têm animado os produtores e a esperança é de que haja intensificação e regularização das precipitações nos próximos dias. A corrida pela antecipação da soja tem como pano de fundo a meta de garantir duas safras no mesmo ciclo, soja como cultivo de verão e milho e ou algodão, na segunda safra.

A largada da nova safra foi dada por Sapezal, município a cerca de 480 quilômetros ao noroeste de Cuiabá, na última segunda-feira.

Chuvas em volume suficiente para o plantio seguro são aguardadas em todas as regiões do Estado onde existem sojicultores interessados em antecipar o plantio da soja. Registros de ocorrências são vistos em várias partes, mas com uma estiagem de quase 90 dias, os produtores aguardam por pelo menos duas chuvas de cerca de 30 milímetros (mm) cada uma para garantir a boa germinação das sementes e evitar estresse hídrico (falta de umidade) logo nas primeiras semanas após a semeadura.

Como explica o produtor e delegado da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja/MT), Altemar Kroling, no último final de semana as chuvas foram boas na região de Diamantino, com reportes de até 60 mm e 70 mm. “Ontem (19) o tempo ficou carregado. Teve chuvisco aqui na cidade e creio que boas pancadas caíram em área de produção. A tendência de agora em diante é aumentar a movimentação no campo na medida em que as chuvas vão chegando porque o produtor que fazer a segunda safra de milho e para isso tem de estar colhendo soja até o início de janeiro para garantir períodos de chuva ao milho, cultura que mais vai ganhar espaço na segunda safra”.

O analista de grãos do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Cleber Noronha, confirma que as chuvas vêm sendo registradas desde o início do mês em pontos diversos do Estado, mas que grande volume – aquele que garantem um bom plantio – ainda não foram reportados. “Temos relatos de chuvas no médio-norte, e norte e também na região sudeste. A maior parte da movimentação no campo, por enquanto, é de máquinas sendo calibradas para que, assim que chegarem as chuvas, se comece a plantar”. O Imea tem previsão de divulgar amanhã, dia 21, a primeira parcial sobre o plantio da safra no Estado.

RECORDE – Com plantio iniciado, Mato Grosso abre a temporada nacional da safra 2012/13 com a expectativa de mais um recorde de produção ao projetar colheita de 24,13 milhões de toneladas, 12,9% maior que o recorde anterior.

A região oeste, conforme dados do Imea deverá cobrir nesta safra 1 milhão de hectares (ha), 9,4% a mais que os 955,90 mil da safra 2011/12, o que representará cerca de 13% da área destinada à soja no Estado na safra 12/13. Sapezal é o principal produtor da região e deverá semear pouco mais de 362 mil ha.

De acordo com a divisão do Instituto, o centro sul tem como principal produtor Diamantino. A região, que concentra 6,10% da área de soja, deverá ampliar em 12% sua participação e somar quase 500 mil hectares, dos quais, quase 290 mil, somente em Diamantino.

Fonte: Diário de Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário