sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Trabalhadores de Mato Grosso são os que mais buscam qualificação

Os trabalhadores mato-grossenses estão liderando a relação nacional de profissionais que estão desempregados e buscam por mais qualificação. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, até o início da semana, foram contabilizados 4,6 mil pré-matrículas e mais 3,4 mil matrículas no programa Bolsa-Formação Seguro Desemprego, que integra o Pronatec.

Depois de Mato Grosso, aparece o Ceará, com 2,6 mil pré-matrículas e mais 1,5 mil matrículas. Minas Gerais é o terceiro Estado com maior procura, com 2,6 mil e 707 respectivamente. Ao todo, são 23,6 mil pessoas pré-matriculadas e mais 10,6 mil no benefício. 

Os números são considerados positivos pelo Ministério do Trabalho pois o programa tem como objetivo aprimorar o atendimento ao beneficiário do seguro desemprego que agora, além do pagamento, oferece também a qualificação para auxiliar o trabalhador retornar ao mercado com maior rapidez. Conforme o Ministério, o Pronatec tem como objetivo ofertar cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos e programas de formação inicial e continuada de trabalhadores. 

Em relação ao seguro desemprego, a lei estabeleceu que a União "pode condicionar o recebimento da assistência financeira do Programa Seguro-Desemprego à comprovação da matricula e da freqüência do trabalhador segurado em curso de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, com carga horária mínima de 160 horas".

Fonte: Só Notícias/Karoline Kuhn

Nenhum comentário:

Postar um comentário