sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Nova Mutum: juizado itinerante federal atendeu mais de 600 processos

Termina logo mais, às 18h, o Juizado Federal Especial itinerante, que teve início no último dia 30, na sede da União do Ensino Superior de Nova Mutum (Uninova). Um número expressivo de pessoas já utilizaram os serviços ofertados e segundo a coordenadora do Juizado Itinerante de Nova Mutum, Ana Luiza. "Nós já atendemos mais de mil pessoas, que já resultaram em mais de 600 processos até agora". 

O cidadão tem acesso a todas as matérias de competência da Justiça Federal, sendo elas ações contra a União, autarquias federais, Incra, Ibama, Caixa Econômica Federal e o Inss que acumula a maior procura. "O Inss é o responsável pela Previdência Social ou seja, aposentadoria, salario maternidade, pensão por morte, auxilio doença, aposentadoria por invalidez e outros benefícios. 

Isso tem totalizado em 95% da procura no Juizado", destacou Ana Luiza. Para participar não é necessário a presença de advogado, mas a parte pode optar. O serviço não exige o pagamento de custas iniciais, sendo gratuito. A ação contou com servidores da Justiça Federal e também de acadêmicos de uma universidade que se candidataram para cooperar com a Justiça Federal durante o trabalho.

"Eles participaram conosco durante os dias do Itinerante, atermando petições. São alunos dos cursos de direito e administração", afirma a coordenadora. Perícias Medicas também, quando necessário, avaliações socioeconômicas, e a antecipação de tutelas já foram realizadas durante o Itinerante. "O grande diferencial é que o tempo médio do julgamento de um processo que varia de 6 meses a cerca de 2 anos, na Justiça Itinerante é feito em 50 dias", ressalta Ana Luiza.

Fonte: Só Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário