segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Mesmo com muitas dificuldades, comunidades da Zona Rural de Jangada persistem na produção da farinha

Produção de farinha na comunidade da Raizama, zona rural do município
O cultivo da mandioca sempre foi tradicional na Baixada Cuiabana, principalmente entre as famílias de pequenos produtores de agricultura familiar, que também trabalham na produção de farinha. Mas essa atividade diminuiu muito nos últimos anos. 

Um dos fatores que levaram a queda está os baixos preços pagos aos produtores, falta de recursos financeiros, falta de assistência técnica e falta de mão de obra. Mesmo com muitas dificuldades, diversas comunidades da Zona Rural de Jangada ainda continuam produzindo farinha. Atualmente existem cerca de 7 farinheiras comunitárias, sendo Raizama I e II, Mutum, Minhocal, Ribeirão Acima, e Tombador na Zona Rural de Jangada. 

A reportagem do JangadaMT visitou uma delas, situada na comunidade da Raizama, uma das maiores do município. Aproximadamente 12 pessoas, da mesma família, trabalham 4 vezes por semana. A produção começa já na madrugada, ás 1h da manhã, e vai até o final do dia. O que antes era uma importante atividade econômica, atualmente é feita apenas como complemento de renda.

Fonte: Jangada MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário