quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Caravana Bem Viver visita Comarca de Diamantino


A 12ª edição da Caravana do Programa Viver Bem, idealizada pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), visitou pela primeira vez a histórica Comarca de Diamantino (208km a médio-norte de Cuiabá), que foi instalada há 64 anos e é uma das mais antigas do estado. A maioria dos 75 servidores da unidade judiciária participou das atividades desenvolvidas. No entanto, em uma avaliação prévia feita pelos profissionais de saúde que integram a caravana, já foi possível identificar casos que merecem atenção. Para os profissionais, muitos servidores devem ligar a "luz de alerta" e iniciar tratamento médico de imediato.

“Nós percebemos nas palestras o interesse dos servidores em saber o que é hipertensão, diabetes. Eles estão preocupados. Detectamos por meio de exames casos de pessoas com pressão alta que já devem começar a se preocupar com os hábitos de saúde. Também observamos que alguns servidores têm circunferência abdominal bem elevada. Ou seja, fatores de risco para doenças. Por isso, eles devem ficar em alerta”, analisou a enfermeira Alessandra Medina Ferreira.

Palestras foram ministradas na noite de terça-feira (28) para alertar os servidores acerca dos riscos de doenças, muitas vezes silenciosas. Na manhã desta quarta-feira (29), os profissionais ofereceram gratuitamente diversos exames de saúde aos servidores.

Funcionário público há 25 anos, o oficial de justiça Jovair Loide Souza, de 43 anos, não perdeu tempo e foi um dos servidores que fizeram questão de aferir a pressão, fazer exame de sangue e buscar informações sobre a saúde dos dentes. Ele sabe que saúde é coisa séria. “Às vezes a gente deixa de cuidar da saúde. E o pessoal vindo diretamente no nosso trabalho pode nos ajudar a ver como está a saúde da gente”, avaliou o oficial de justiça, que se considera uma pessoa que mantém hábitos saudáveis.

Uma das gestoras da Comarca de Diamantino, Rosely Maria de Souza afirmou que muitos servidores do Fórum têm problemas de saúde, mas, mesmo assim, não têm o costume de buscar tratamento médico. “A iniciativa foi muito boa. A maioria dos servidores não tem o hábito de procurar as unidades de saúde. A vinda da equipe faz com que o servidor fique sabendo como está a própria saúde. Temos muitos casos de hipertensão”, assinalou a gestora, parabenizando a iniciativa da Caravana Bem Viver.

Segundo a enfermeira Alessandra Ferreira, os servidores com problemas de saúde foram orientados a iniciar o tratamento o quanto antes. Um dos casos que mais chamou a atenção da enfermeira foi o de um jovem de 21 anos que estava com pressão acima de 16, uma condição de risco. “O intuito da caravana é descobrir o diabético e o hipertenso para podermos cuidar dele. Queremos detectar os fatores pré-dispostos para podermos oferecer uma melhor qualidade de vida aos servidores”, sintetizou a enfermeira.

A caravana tem levado profissionais de diversas áreas da saúde, que atuam em Cuiabá, para prestar atendimento aos servidores do interior do estado. A caravana já esteve nesta semana na Comarca de Nova Mutum (264 km a norte de Cuiabá). Da cidade de Diamantino, a caravana segue rumo a Nobres (146km a médio-norte), última parada desta etapa do Programa Bem Viver. Todos os servidores atendidos pelos profissionais da saúde nestas três comarcas devem receber os resultados dos exames em até 20 dias. O projeto tem sido desenvolvido com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde.

Fonte: O Documento

Nenhum comentário:

Postar um comentário