quarta-feira, 4 de julho de 2012

Nova Mutum: show de aniversário reúne 20 mil pessoas

foto: Wanessa Macedo

Aproximadamente 20 mil pessoas, de vários municípios da região prestigiaram, ontem, cerca de duas horas de show com a dupla Fernando e Sorocaba, em comemoração ao aniversário de 24 anos de Nova Mutum. A apresentação foi na praça de eventos, em frente ao Ginásio Lauro Immich, tendo sido antecedida pelo lançamento do CD "Amigos de Nova Mutum", que reuniu oito participações de artistas do município, entre cantores, duplas e banda.

 A programação alusiva ao aniversário do município iniciou, ontem, às 7h30, com um ato cívico em frente à prefeitura. Alunos das escolas da Educação Infantil, funcionários públicos e pessoas da comunidade reuniram-se para cantar o Hino Nacional.

O Hino de Nova Mutum foi interpretado pelo grupo de viola da Orquestra Sinfônica Jovem. Já às 19h, foi realizado desfile cívico comemorativo, com 24 pelotões, representantes de escolas e instituições públicas e privadas. Hoje é feriado em Nova Mutum. Ao completar 24 anos, possui mais de 34 mil habitantes e é uma das principais economias de Mato Grosso, baseada na agropecuária e na industrialização. Está entre os 100 municípios mais ricos do País (IBGE), de acordo com o Produto Interno Bruto (PIB) da Agropecuária, que agrega toda a produção agrícola e agropecuária.

 O município destaca-se também em gestão fiscal, tendo recebido conceito A da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan-2010). Com índice 0,8048 ocupa a 4ª posição no Estado e a 88ª no ranking nacional entre os 95 melhores colocados. No quesito redução da pobreza, tem índice de 0.64 no Desenvolvimento Familiar, que é atribuído pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). Os indicadores educacionais também são positivo.

Um exemplo é o índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de 5.3, que era para ser alcançado em 2016, mas foi conquistado ainda em 2010. O mesmo aconteceu com a universalização: a meta do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação - PNDE era atender 50% das crianças de zero a seis anos, em 2016, mas o percentual alcançado em 2012.

Fonte: Só Notícias/Márcio Uhde, de Nova Mutum

Nenhum comentário:

Postar um comentário