quarta-feira, 27 de junho de 2012

Prefeito de Nova Mutum recebe premiação nacional da Abrinq


O prefeito de Nova Mutum, Lírio Lautenschlager, recebeu da Fundação Abrinq - Associação Brasileira de Fabricantes de Brinquedos, há instantes, em Brasília, o selo "Prefeito Amigo da Criança" e também foi escolhido, entre nove concorrentes, como o prefeito destaque nacional. O município aderiu ao programa em 2009 e estava trabalhando no sentido de consolidar políticas públicas de garantia de direitos, sobretudo, para atendimento à primeira infância.

"Estamos muito felizes é um momento de muita alegria para toda comunidade mutuense", disse a primeira dama e secretária de Ação e Promoção Social, Karla Lautenschlager, que acompanha o prefeito. Conforme Só Notícias já informou, a oficial de Programas e Projetos da Abrinq, Letícia Souto Maior, já havia encaminhado documento para o município onde informava que "a análise das informações do município de Nova Mutum, durante o processo de avaliação, possibilitou observar significativa evolução nos dados monitorados durante a gestão, levando a indicação do gestor municipal a concorrer na categoria de Destaque Nacional".

 Na solenidade de premiação, hoje, o Programa Prefeito Amigo da Criança encerrou a gestão municipal 2009-2012. Uma das últimas etapas do processo de avaliação foi uma visita técnica de representantes da Abrinq, no mês passado. Na ocasião foram visitadas as estruturas de assistencial social - Creas, Cras, Caica - e a outros serviços como escolas de Educação Infantil, Unidades do Programa Saúde da Família, concluindo com audiência no Gabinete do Prefeito.


"As ações voltadas à garantia de direitos de crianças adolescentes integram um programa de promoção e valorização das pessoas dentro duma política de desenvolvimento humano, que implantamos no início do nosso governo", disse Lírio. "Quem ganha com isso é a nossa comunidade. Porque o resultado desse trabalho é a melhora da qualidade de vida das pessoas, seja pela ampliação da oferta dos serviços públicos - saúde, educação, assistência social, esporte e lazer, etc - seja pela efetivação dos direitos que são no fim de tudo a garantia para efetivação da cidadania", explica a primeira dama e secretária de Ação e Promoção Social, Karla Lautenschlager. 


A Fundação Abrinq defende: o pré e pós-natal no acompanhamento da gestante; a amamentação exclusiva até os seis meses de vida do bebê; a licença maternidade até os seis meses de vida do bebê; acesso à educação sexual e reprodutiva e aos métodos contraceptivos; os cuidados com a saúde bucal desde o nascimento do bebê; acesso à nutrição balanceada; acesso aos equipamentos de saúde; controle de vacinação de crianças; acesso a saneamento básico e água tratada; ampliação e fortalecimento das equipes de saúde na família; a sexualidade saudável na adolescência e a prevenção da gravidez precoce; a prevenção e acesso ao tratamento ao uso de drogas; e a atenção à saúde mental.


Fonte: Só Notícias/Marcio Uhde, de Nova Mutum

Nenhum comentário:

Postar um comentário