segunda-feira, 4 de março de 2013

Bunge inaugura nesta semana fábrica de biodiesel em Nova Mutum

A Bunge, multinacional de agronegócios com sede nos Estados Unidos e forte atuação no Brasil, onde é a principal exportadora do setor, inaugura oficialmente na próxima sexta-feira (dia 8) a fábrica de biodiesel que construiu em Nova Mutum (250 km de Cuiabá).

A planta, que marca a entrada da Bunge no ramo de biodiesel, terá capacidade diária para produção de 413,79 metros cúbicos do biocombustível e foi construída ao lado da esmagadora de soja da empresa no município. 

A construção da unidade, orçada inicialmente em R$ 60 milhões, foi autorizada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em abril de 2011 e o aval para o início das operações foi concedido em outubro do ano passado.

Trata-se da primeira unidade de produção de biodiesel da empresa no país. Além da fábrica da Bunge, a ANP autorizou também, no ano passado, a construção de outras duas plantas: da ADM, em Rondonópolis, e da Bio Óleo, em Cuiabá. Outra fábrica em construção é da Biocamp 2, em Campo Verde, autorizada em setembro de 2010.
  
Em Mato Grosso existem 23 fábricas de combustível em funcionamento com autorização da ANP, o maior número em todo país. Segundo dados da ANP, no ano passado a produção mato-grossense de biodiesel foi de 598,1 milhões de litros. O maior produtor foi o Rio Grande do Sul, com 605,9 milhões de litros.

A produção brasileira atingiu no ano passado o recorde de 2,937 bilhões de litros. A capacidade instalada é de 7 bilhões de litros. A soja responde por 80% da matéria-prima utilizada na fabricação do biodiesel, seguida pela gordura bovina e óleo de algodão.

Fonte: Alexandre Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário