quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Horário de verão termina neste domingo

Em vigor desde 21 de outubro do ano passado, o horário de verão termina no próximo domingo (17), quando os moradores das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, além do Estado do Tocantins, terão que atrasar o relógio em uma hora.

O horário de verão é adotado anualmente em função do aumento da demanda de energia nesse período do ano, em aumentam o calor e o crescimento da produção industrial com a chegada do Natal. Segundo informações do Ministério de Minas e Energia, está previsto uma redução de 5% no consumo no horário de pico, que vai das 18h às 21h.

Desde 2008, um decreto presidencial estabelece datas fixas para o início e término do horário de verão. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança.

De acordo com o decreto, a mudança no horário ocorrerá, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval --como ocorrera em 2012--, o final do horário de verão é transferido para o próximo domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário