quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Diamantino contará com Núcleo de Apoio à Saúde da Família

Está em fase de implantação em Diamantino o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) constituído por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas do conhecimento (psicólogo, assistente social e educador físico), para atuarem em conjunto com os profissionais das equipes de saúde da família.

O Ministério da Saúde criou o NASF, com a Portaria GM nº 154, de 24 de Janeiro de 2008, Republicada em 04 de Março de 2008.

As equipes criarão espaços de discussões para gestão do cuidado. Como, por exemplo, reuniões e atendimentos conjuntos constituindo processo de aprendizado coletivo. Desta maneira, o NASF não se constitui porta de entrada do sistema para os usuários, mas apoio às equipes de saúde da família e tem como eixos a responsabilização, gestão compartilhada e apoio à coordenação do cuidado.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Dilma da Conceição Araújo, a implantação já está aprovada pela Secretaria Estadual de Saúde, falta somente habilitação do Ministério da Saúde para iniciar. “Com essa implantação vamos ter um incentivo para garantir esse serviço, são mais três profissionais dentro da Saúde da Família”, explicou.

A base do núcleo será na Estratégia da Saúde da Família (ESF) do bairro Bom Jesus, a equipe atenderá todos os ESFs do município.

Fonte: Redação – O Divisor

Nenhum comentário:

Postar um comentário