quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Rio Diamantino apresenta sinais claros de poluição


O rio Diamantino pede socorro. O principal rio que corta a cidade está cada dia mais poluído, são dezenas de residências e empresas que não possuem fossas assépticas e, por isso, despejam seu esgoto nas águas do Diamantino. 

Mas o problema não está somente no esgoto. Também é possível encontrar muito lixo nas margens, são latas, garrafas pet, plásticos, lixo de todos os tipos que são atirados no leito. 

É preciso lembrar que o rio passa por propriedades rurais após sair do centro de Diamantino, sendo muito importante para os animais criados nessas propriedades e é muito útil para que os produtores de hortifrútis, que deixam de usar essa água para regar a sua horta. Além disso, a água é um bem que não é renovável e está em extinção em todo o planeta. 

Dados de entidades e organizações ambientais mostram que apenas 3% da água no mundo é doce e desses 3%, 2,5% dessa água está congelada na Antártida. Dos 0,5% de água disponível no mundo, 10 milhões de km3, ou 4 trilhões de piscinas olímpicas, estão em aquíferos subterrâneos. São 91 mil km3, ou 36,4 bilhões de piscinas olímpicas, em lagos naturais; 5 mil km³, ou 2 bilhões de piscinas olímpicas, em locais criados pelo homem, como reservatórios. 2.120 km³, ou 848 milhões de piscinas olímpicas, em rios. 

Menos de 10 países no mundo possuem 60% de toda a água doce disponível, Brasil, Rússia, China, Canadá, Estados Unidos, Índia, Colômbia e Congo. Em média, no mundo, 8% da água é para uso doméstico, 22% para uso industrial, 70% uso agrícola, 5 bilhões de pessoas têm acesso mínimo à água. Mais de um bilhão não e 3,8 bilhões de pessoas têm saneamento básico. Já 2,4 bilhões não. 

Estes números mostram que a água está ficando cada vez mais escassa e que é muito importante saber usar o saber os recursos hídricos com racionalidade.

Fonte: Dan Leite / O Divisor
Foto: Dan Leite / O Divisor

Nenhum comentário:

Postar um comentário