terça-feira, 11 de setembro de 2012

Diamantino: Temperatura quente e baixa umidade do ar mudam a rotina nas escolas



A temperatura na casa dos 40ºC e a baixa umidade relativa do ar fez com que a Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT) emitisse recomendações quanto a medidas para melhorar a qualidade de vida dos alunos.

A Seduc por meio da Superintendência de Gestão Escolar, reencaminhou nestes meses de agosto/setembro às unidades escolares e assessorias pedagógicas da rede estadual uma carta contendo orientações quanto às medidas a serem adotadas.

De acordo com a coordenadora de Planejamento e Monitoramento da Gestão Escolar, Alcimária Ataídes da Costa, nenhuma unidade deverá suspender as aulas com exceção para situações peculiares a serem avaliadas pela gestão escolar e comunicadas a Seduc. “As unidades devem cumprir os 200 dias letivos e a carga horária de 800 horas. Nós temos uma preocupação com a saúde dos nossos estudantes e orientamos para que levem garrafas com águas, que o cardápio da merenda escolar possua alimentos mais leves, mas o calendário deve ser cumprido, conforme determina a legislação”. Em casos extremos, quando for imprescindível a dispensa dos estudantes a unidade deverá elaborar um calendário para a reposição das aulas e manutenção da carga horária mínina de cumprimento do ano letivo.

Conforme as orientações, os alunos devem ter em sala de aula, garrafas com água para que mantenham úmidas as vias respiratórias; também devem ser oferecida alimentação escolar líquida e quando isto não for possível, priorizar alimentos mais leves na merenda escolar.


Outra medida é quanto à suspensão imediata de aulas que requeiram esforço físico (recreação ou Educação Física). “Mas elas devem ser substituídas por jogos de mesa; canto e pesquisas no ambiente escolar”, frisa Alcimária.



Outra recomendação é quanto a manutenção da área não construída, próxima de onde as pessoas circulam, sempre molhada; orientação aos alunos quanto a umedecer em suas residências o ambiente de dormir para diminuir os riscos de doenças respiratórias e sangramento do nariz. A escola Plácido de Castro em Diamantino reduziu a carga horária dos alunos, de acordo com o diretor Ricardo Figueiredo Santos as aulas do período matutino que eram das 7h às 8h55 e das 9h10 às 12h, mudaram para 7h às 9h15 e das 9h30 às 11h.


No período vespertino as aulas que eram das 13h às 14h55 e das 15h10 às 18h mudaram para das 13h às 14h55 e das 15h10 às 17h.

O diretor disse que enquanto o clima estiver seco as salas de aula e o pátio da escola serão umidificados, as aulas de Educação Física foram transferidas para o período noturno e também adaptadas em atividades como, por exemplo, jogos de dama e xadrez.

Segundo o diretor as mudanças na rotina continuam até o final do período de forte calor e baixa umidade relativa do ar.

Fonte: Redação – O Divisor

Nenhum comentário:

Postar um comentário