sábado, 18 de agosto de 2012

Nova Mutum: escolas públicas superam previsões do Ideb

As escolas públicas de Nova Mutum tiveram bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, no ensino fundamental (até 9º ano) e, em alguns casos, superaram metas que estavam previstas para serem alcançadas em sete anos.

Com os resultados, a educação pública (redes estadual e municipal) atingiu índice de 5,4 entre as séries iniciais (até 4ª série/ 5º ano), superando o previsto para ser atingido em 2013 (5,2) e, nota de 4,9 entre as séries finais do referido ensino (8ª série/ 9º ano), maior do que o esperado para 2017 (4,7). Na rede municipal, alunos de seis escolas foram avaliados, segundo dados disponibilizados pelo Ministério da Educação. 

Nas séries iniciais, a rede atingiu índice de 5,4, superando metas previstas para 2011 (5,0) e 2013 (5,2). Em 2009, a nota conquistada foi de 5,3. Já nas séries finais, a nota obtida no Ideb foi de 5,3. O índice é superior ao previsto para ser alcançado em 2017 (5,2). Em 2009, não houve atribuição de notas e, em 2007, o índice foi de 4,1. Só Notícias apontou que, já na rede estadual, alunos de quatro escolas fizeram as provas. Estas unidades oferecem o ensino fundamental apenas para as séries finais (8ª série/ 9º ano). 

Para a referida rede, o índice atingido foi de 4,8, maior do que a meta prevista para o referido ano (3,3) e, também, superior a prevista para 2019 (4,6). O Ideb, conforme Só Notícias informou, é calculado a partir da taxa de aprovação e do desempenho dos alunos na Prova Brasil, avaliação aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a cada dois anos. Com base nessas informações, são atribuídas notas para cada escola pública do país, assim como para as redes de ensino e para os municípios e os Estados. 

Cada escola, prefeitura e governo estadual tem uma meta que deve ser atingida de dois em dois anos. O indicador atribui uma nota diferente para três etapas da educação básica: anos iniciais do ensino fundamental (1° ao 5º ano), anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio. Para este último, não são disponibilizados os dados municipais, apenas Estado, região ou país.

Fonte: Só Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário