quarta-feira, 25 de julho de 2012

Campanha de Vacinação contra a Poliomielite será de 18 a 24 de agosto

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) alerta a população para a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, que acontecerá de 18 a 24 de agosto em todos os  municípios do Estado.
Segundo a Gerente de Imunização, Marize Almeida, a segunda etapa de vacinação deste ano será diferente, pois, além da gotinha, todas as crianças deverão receber outras vacinas de rotina da caderneta de vacinação, que por ventura estiverem atrasadas. 

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, também chamada de Campanha da Multivacinação, contará com mais de 4.700 servidores e voluntários, distribuídos em 815 postos em todo o Estado. Para que os municípios de difícil acesso não corram o risco de não vacinarem suas crianças, o Sistema Único de Saúde (SUS) colocará em campo 295 veículos no dia 18 de agosto. O Estado de Mato Grosso recebeu 350.000 doses da vacina. 

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite é realizada todos anos pelo Ministério da Saúde, em parceria com os estados e municípios, por intermédio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Na primeira etapa da Campanha, o Estado Vacinou 94,08% das crianças menores de 05 anos.
Nesta segunda etapa, serão avaliadas criteriosamente as cadernetas de saúde da criança, atualizando o esquema vacinal de acordo com o calendário básico de vacinação. As vacinas

disponibilizadas, além da vacina para Poliomielite, são: Hepatite B, Rotavírus, Pentavalente, Pólio Inativa (VIP ou Salk), Febre Amarela, Tríplice Viral, Pneumo 10 Valente, Meningo C, Tríplice Bacteriana (DPT) e Pólio Oral (VOP). 

Poliomielite 

Campanha de Vacinação contra a pólio será entre os dias 18 e 24 de agosto 
(Foto: José  Cruz/Abr)
A SES alerta que não existe tratamento para a Poliomielite e, somente a prevenção por meio da vacina, garante a imunidade à doença. Os pais têm um papel decisivo no processo de preservar a saúde da criança, em levá-la à unidade de saúde mais próxima para vacinar. A vacina contra a pólio é segura. Ela se destina a todas as crianças menores de cinco anos, mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. 

No caso de crianças que sofrem de doenças graves, recomenda-se que os pais consultem profissionais nos postos e centros de saúde, para serem avaliadas se devem ou não tomar a vacina. Crianças com febre acima de 38º Celsius, ou com alguma infecção, também devem ser avaliadas por um médico. 

O Brasil está livre da Poliomielite há mais de 20 anos. Apesar de não haver registro de casos há 23 anos no Brasil, é importante manter campanhas de vacinação anuais porque o poliovírus, causador da enfermidade, pode ser reintroduzido no país, visto que ainda circula no mundo. Entre 2007 e 2012, 35 países registraram casos de poliomielite, sendo que três ainda são considerados endêmicos: Afeganistão, Nigéria e Paquistão. 

A doença

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge, principalmente, crianças de até 5 anos. É transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão. 

O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é, geralmente, de sete a 12 dias, podendo variar de dois a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação. 

O poliovírus se desenvolve na garganta ou nos intestinos e, a partir daí, espalha-se pela corrente sanguínea, ataca o sistema nervoso e paralisa os músculos das pernas. Em outros casos, pode até matar, quando o vírus paralisa músculos respiratórios ou de deglutição. 

Fonte: Assessoria/SES-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário