sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Mato Grosso lança equipamento inédito para reciclagem de produtos eletrônicos

Após três anos de investimentos e desenvolvimento, o Equipamento de Reciclagem de Placas de Circuito Impresso - ERPCI-150 foi concluído e está pronto para ser utilizado na reciclagem de placas de equipamentos eletroeletrônicos descartados. Este é primeiro projeto de Inovação Tecnológica construído no Brasil, no segmento de reciclagem, e foi desenvolvido em Mato Grosso a partir do projeto idealizado pela empresa Recyclart – reciclagem em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. O financiamento para construção da máquina é proveniente do Edital Senai Sesi de Inovação, que contemplou o projeto na edição de 2009.

A ERPCI-150 é um protótipo que será utilizado como modelo para construção de novas máquinas na reciclagem de sucatas tecnológicas, tornando possível a separação de metais de base como cobre, e de alto valor agregado como prata e ouro, proporcionando o reaproveitamento destes metais e evitando o despejo no meio ambiente. O engenheiro responsável pela empresa Carlos Israilev explica que ainda não há um modelo similar no país e que o equipamento posiciona o Brasil entre os principais detentores de tecnologias para reciclagem.

"Este equipamento possui uma tecnologia inédita que extrai os metais das placas, que são as principais sucatas com valor agregado, mas também poder elevado de poluição", afirma ao comentar ainda que o protótipo tem despertado o interesse de muitas empresas e universidades, em função do ineditismo. "Temos propostas para apresentar a máquina em diversas instituições de pesquisa e partir de então captar recursos para construção de mais máquinas".

Além de marcar a entrada do país neste segmento com uso de inovação tecnológica, o equipamento também garante a Mato Grosso local de destaque no desenvolvimento de ferramentas para reciclagem. De acordo com o engenheiro, a reutilização de materiais a partir de seu beneficiamento representa um mercado ainda pouco explorado, mas com grandes perspectivas. "A tendência é que o que é chamado de lixo se torne matéria-prima para novos produtos e até energia.

O Brasil está atento e a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos possibilita um potencial econômico que começa a ser explorado". A apresentação da ERPCI-150 ocorreu no dia 27 de agosto, na sede do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), em Cuiabá. O próximo passo é atrair investidores para a construção de mais equipamentos para serem colocados no mercado.

Fonte: Da Assessoria/ Sistema Fiemt

Nenhum comentário:

Postar um comentário