De todas as regiões do Estado, a médio-Norte – onde estão campeões de produção, como Sorriso, Lucas do Rio Verde, Sinop e Nova Mutum - foi a que primeiro cobriu toda a área (3,01 milhões de ha), registro ainda da semana passada.
O Sudeste de Mato Grosso também está para finalizar, com 99.7% plantados, restando às plantadeiras cobrirem apenas alguns hectares em Alto Taquari, Alto Garças, Jaciara, Juscimeira e Santo Antônio do Leste. Em Primavera do Leste e Campo Verde os tratores já estão sob os galpões.
O centro-Sul e o Oeste mato-grossense também estão com o semeio em reta final, com índices de 97.9 e 97.6% cada. Para conclusão faltam lançar porções de sementes em Sapezal, Campo Novo dos Parecis, Campos de Júlio, Diamantino e Tangará da Serra. Em Chapada dos Guimarães as plantadeiras já foram lavadas e recolhidas.
Já na região Nordeste – o Norte Araguaia – os tratores devem roncar até o final desta semana, pois ainda faltam cerca de 11% para cobrir os 1.2 milhões de hectares. O serviço está mais atrasado em Canarana, com cobertura de 86%. Querência, Nova Xavantina e Gaúcha do Norte estão na casa de 90%.
Apesar de o semeio ter atrasado em todo o Estado em até 8% em meados de outubro – por causa da estiagem em algumas regiões -, o índice desta semana (97.4%) está praticamente parelho com o registrado na mesma época do ano passado. Em 24 de novembro de 2011, a cobertura era de 98.3% - diferença a menor na atual safra de apenas 0.9%
Fonte: MidiaNews
Nenhum comentário:
Postar um comentário