Doze veículos Cross Fox, zero km, do projeto ‘De bem com a Vida’, da Polícia Judiciária Civil, foram oficialmente entregues na tarde da segunda-feira (10.12), na Academia da Polícia Judiciária Civil, as delegacias regionais do Estado. O projeto concretiza mais uma etapa, voltada às ações preventivas de controle ao consumo e venda irregular de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.
Os veículos foram comprados com recursos do Governo Federal, por meio de convênio celebrado entre a Secretaria Estado de Segurança Pública com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, dentro do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que articula políticas de segurança com ações sociais.
Com investimento da ordem de R$ 852.628,00 a Polícia Judiciária Civil adquiriu 14 veículos, sendo dois destinados aos 12 polos regionais do interior e outros dois a região metropolitana, localidades contempladas com atividades do projeto, que a partir de 2013, passam a ser executadas mais intensamente.
Durante cerimônia de formatura dos novos 68 delegados, o secretário de Segurança, Diógenes Curado Filho, e o delegado geral da PJC, Anderson Garcia, acompanhados de outras autoridades, fizeram a entrega simbólica de duas chaves aos delegados regionais de Barra do Garças, Pedro Marcos Manzan e Cáceres, Douglas Turíbio Schutze. “A Polícia Civil é uma instituição que tem sua missão investigativa, mas que se preocupada com a responsabilidade social”, disse Garcia.
Na Acadepol, o delegado geral, Anderson Garcia, acompanhado da coordenadora da Polícia Comunitária, delegada Sílvia Virgínia Biagi Ferrari, finalizou a entrega dos veículos acompanhados de kit’s multimídia e equipamentos aos delegados regionais.
O projeto ‘De bem com a Vida’ foi idealizado pelo delegado de polícia Jales Batista da Silva, para reduzir os índices de criminalidade fomentados pelo consumo de álcool e drogas através de ações preventivas. O foco principal do programa é sensibilizar e conscientizar a população sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas.
Com o recurso de R$ 2.047.513,00, o projeto desenvolverá ações com objetivo de reduzir os índices de criminalidade, fomentados pelo consumo e venda irregular de bebidas alcoólicas, sensibilizando as comunidades locais por meio de audiências públicas com foco em convencer os comerciantes a fecharem seus estabelecimentos comerciais às 23h. O público alvo do projeto são crianças e adolescentes vulneráveis ao consumo de drogas.
O projeto gerenciado pela Coordenadoria de Polícia Comunitária da PJC, também oferece palestras nas escolas com foco na conscientização dos jovens acerca dos malefícios do uso indevido de álcool, capacitação de agentes, fiscalização em bares, entre outras atividades. As ações serão planejadas e desenvolvidas pelos gerentes de cada regional, sendo eles escrivães e investigadores de polícia treinados para comandar os trabalhos.
As regionais contempladas com o kit foi Cáceres (225 km a Oeste), Pontes e Lacerda (448 km a Oeste), Diamantino (211 km a Médio-Norte), Sinop (500 km ao Norte), Juína (735 km a Noroeste), Alta Floresta (803 km ao Norte), Tangará da Serra (239 km ao Médio-Norte), Rondonópolis (212 km ao Sul), Água Boa (730 km a Leste), Porto Alegre do Norte (1.125 km a Nordeste), Barra do Garças (509 km a Leste) e Alto Araguaia (415 km ao Sul).
Fonte: Assessoria PJC-MT