quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Obras nas BRs 364/163 de Mato Grosso são garantidas pelo Ministro dos Transportes


Reunido com o Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, o deputado Nilson Leitão (PSDB/MT) junto com os outros parlamentares da Bancada de Mato Grosso e representantes do setor empresarial do Estado, solicitaram a agilidade no processo para as obras de duplicação das BRs 364/163. Sendo a principal rodovia do Estado para escoamento da safra produzida, diariamente trafegam pela região mais de 12 mil veículos, sendo 60% deles de carga.

“Essa rodovia precisa de duplicação e manutenção devido à importância que possui. Atualmente Mato Grosso é o Estado com maior produção de grãos do país e tem apenas esse trajeto para escoamento da safra”, questiona Leitão. A grande preocupação do parlamentar é o constante aumento dos acidentes na BR, que segundo o Paulo Passos, está perto de ser solucionado. “O compromisso das obras está assumido e a BR no Mato Grosso será uma das nossas prioridades”, diz. Segundo o ministro, a licitação para o início das obras será feita pelo processo de Regime Diferenciado de Contratações, o RDC. 

A vantagem desse novo processo disponibilizado é garantir a celeridade e o melhor preço, sem prejuízo para a fiscalização por meio do órgão. “Pelas vias normais a licitação iria demorar muito e com o RDC iremos agilizar as demandas do estado. Garanto que até setembro teremos essa licitação”, afirma o ministro Paulo Passos. 

O Regime Diferenciado de Contratações (RDC) foi criado no Congresso Nacional, por meio da lei 12.462/11, e tem como objetivo flexibilizar as licitações. Inicialmente o RDC foi instituído para as obras que envolvessem os preparativos para a Copa das Confederações, em 2013, Copa do Mundo, em 2014, e Olimpíadas, em 2016. Com a importância do novo processo, o regime foi estendido para os empreendimentos que envolvam as obras do PAC. 

SAIBA MAIS

As obras de duplicação das BRs 364/163, entre Rondonópolis e Posto Gil, em Mato Grosso, tem uma extensão de 330 quilômetros e será um dos trechos duplicados pelo Ministério dos Transportes. O segmento de Rondonópolis a Rosário Oeste, que têm 283 quilômetros, está com todos os projetos básicos aprovados e licenciados junto aos órgãos ambientais, faltando apenas à licitação para o inicio das obras.

Fonte: Carolina Alves – Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário