Bertolina: a força da mulher que retrata o cotidiano de Diamantino
A máxima que diz que a cidade não sobreviveria sem o campo pode ser testificada pelo trabalho de Bertolina Alves Xavier, 59, moradora no sitio Pingo de Ouro, no PA Diocese, em Diamantino.
A propriedade de 20 hectares é totalmente produtiva com frutas, verduras e legumes. Contém um corredor ecológico com tanques de peixes, além de capivaras, antas, quatis, macacos e maritacas que vivem no local. Prova da sustentabilidade, Bertolina vive da produção em seu sítio, que além da plantação possui gado e galinhas, contribuindo com o sustento proveniente do campo.
O local também mantém uma vasta área de reserva genuinamente sustentável interligando o bem estar entre a vida humana e a natureza.
“Produzimos para nossa sobrevivência, tudo isso é uma benção, gostamos do que fazemos, produzimos com fé e coragem”, mencionou.
O sítio Pingo de Ouro é próximo da sede do município, retratando a tênue linha entre a pacata vida na cidade e na área rural. Bertolina também já foi presidente da associação dos moradores, o que demonstra a garra da mulher de luta, pela natureza, pela sobrevivência e pela coletividade.
“Esse é um exemplo real de sustentabilidade, a renda vem da produção e nada é desperdiçado”, enfatizou a ambientalista Maria Tereza Paro Otton.
Fonte: Redação – O Divisor
Nenhum comentário:
Postar um comentário