segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Acorizal: Paróquia Nossa Senhora de Brotas realiza grandiosa festa



A Paróquia Nossa Senhora de Brotas de Acorizal realiza, neste domingo (26), uma grandiosa festa em comemoração ao Dia da Padroeira do município. No sábado (25), é feriado municipal. A programação começa as 9 horas da manhã com Missa. Em seguida será servido um delicioso almoço e às 15 horas ocorrerá o bingo entre amigos, com premiação principal de uma moto. A animação é do Grupo Sensação.

Origem Histórica

A primeira denominação do município de Acorizal foi Brotas, em referência a Nossa Senhora das Brotas, cuja imagem, segundo a tradição local, foi trazida por uma família de origem portuguesa. Existe outra versão em que, pescadores durante pescaria no Rio Cuiabá, teriam encontrado a imagem da santa enroscada numa rêde.

Em 25 de agosto de 1833, através de Lei Provincial foi criado o Distrito Paroquial de Nossa Senhora das Brotas, subordinado à Freguesia de Nossa Senhora do Livramento. Um desenvolvimento, se bem que incipiente, chegou a dar destaque comercial a Brotas. Como na região se desenvolvia bem a cana, vários engenhos produziam a rapadura, o açúcar e aguardente, produtos que eram comercializados em Cuiabá.
A denominação Brotas chegou a avançar pelo século XX dando ensejo a que a Comissão Rondon, que dali partiria estendendo um ramal telegráfico, inserisse esse nome em seus mapas cartográficos de Mato Grosso.

Em 26 de outubro de 1938, através do Decreto-Lei-Estadual nº 208, que definiu nova Divisão Territorial do Estado de Mato Grosso, o termo Brotas foi substituído por Acorizal, em referência a quantidade de palmeira acori existente na região. O município, com o nome de Acorizal, foi criado a 12 de dezembro de 1953, através da Lei Estadual nº 691.

Fonte: UEMBE

Nenhum comentário:

Postar um comentário