Mato Grosso precisa de R$ 11,6 bilhões em investimentos até 2018, calcula Ministério dos Transportes
De acordo com o secretário, no levantamento de mais longo prazo, o órgão federal apontou que a navegabilidade dos rios que cortam o estado depende de investimentos na ordem de R$ 28,6 bilhões a serem aplicados até 2026. Esses investimentos incluem a construção da hidrovia Teles Pires-Tapajos.
Segundo o presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem (Frenlog), deputado federal Homero Pereira (PSD-MT), o projeto é fundamental para a integração de Mato Grosso às rotas comerciais mais competitivas do país. Pereira fez a abertura do Simpósio. Apesar de o modal hidroviário gerar grande expectativa devido à vantagem econômica, outros aspectos como redução de acidentes de trânsito e ganho ambiental somam-se aos argumentos em defesa do uso múltiplos das águas.
“O Brasil vem literalmente jogando dinheiro fora por transportar quase toda a sua produção em rodovias, na maioria em precário estado de conservação. Hidrovia é comprovadamente mais sustentável e econômica. Ações como o simpósio, do Movimento Pró-Logística, é necessário para manter esse assunto na agenda do país”, destacou Homero.
O diretor do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz, lembrou ainda que a mudança no perfil de transporte no Brasil só muda se houver vontade política em fazer. “Os projetos estão prontos, estudos foram realizados. Agora depende de vontade política para tirá-los do papel”, disse.
Fonte: Assessoria de Comunicação
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