A ultima reunião do consorcio intermunicipal de saúde da região centro norte, que aconteceu em Diamantino na manhã desta quarta feira expôs os verdadeiros problemas que vem enfrentando o setor entre eles o possível fechamento do hospital São João Batista, bem como a inadimplência de município associados.
O evento aconteceu no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Diamantino – Acid e contou com a presença de vereadores atuais e eleitos, bem como representantes de prefeitos eleitos. Também estiveram presente os prefeito Neurilan Fraga de Nortelândia, Juviano Lincoln de Diamantino, Frei Tarcísio representando o Hospital São João Batista, Kad Maciel chefe do escritório regional de saúde além de conselheiros.
O prefeito de São José do Rio Claro e presidente do consorcio de saúde Massao Watanabe fez a abertura e enalteceu a importância do consorcio e em entrevista ao Jornal O Divisor, falou sobre o fardo que é ser presidente do consorcio e administrá-lo com a escassez de recursos em função de alguns de seus municípios associados não honrar com as parcelas de contribuição.
Massao ainda disse que encerra o mandato com todos os servidores e fornecedores pago e sem dividas além de possuir contas a receber de municípios inadimplentes a exemplo de Alto Paraguai e Nobres.
Watanabe lembrou da ausência de participação dos membros como exemplo os prefeitos eleitos que estão organizando o futuro inicio de mandato.
Aos presentes ainda tiveram uma palestra com a controladora Regiane que expôs a situação do controle interno do consórcio e o saldo positivo bem como a aprovação de suas contas junto ao Tribunal de Contas do Estado – TCE-MT.
O prefeito de Diamantino assegurou aos participantes que o hospital não ira fechar conforme está previsto para junho de 2013, fato este anunciado e reafirmado durante a reunião pelo Frei Tarcísio. “Faremos de tudo para garantir de algum meio a continuidade de funcionamento do único hospital de Diamantino e temos varias opções inclusive uma associação médica para assumir o hospital.” Afirmou o prefeito Lincoln.
Ao final ficou decidido que no próximo dia 11 acontecerá uma reunião aonde terá o objetivo de realizar a eleição para o próximo mandato da diretoria para 2013, eleição do conselho intermunicipal de saúde composto pelos secretários municipais de saúde dos municípios associados, eleição do conselho fiscal constituídos pelos conselheiros municipais.
De Diamantino apenas os vereadores eleitos Marcio Mendes (PPS), Natalino (PMN) e Edivirgem(PSC) compareceram e os vereadores Edílson (PDT) e Gisa (PSB) .
Fonte: Marcio Mendes - O Divisor
Foto: Carlos Richeli
Nenhum comentário:
Postar um comentário