Com o objetivo de promover a interação entre escola, alunos, professores e comunidade, a Escola Estadual Lucinda Fachini realizou a 4ª Oficina de Gêneros Textuais, Reconstruindo Conceitos e Atitudes.
O projeto já é realizado há quatro anos e a cada dia, segundo a professora Jacilda Siqueira, é importante desenvolver e disseminar cada vez mais os processos culturais nas escolas. “Nós temos duas leis federais que contempla a diversidade, é obrigatório que as escolas disseminem as culturas afro-descendentes, indígenas”, explica.
Jacilda ainda explica que a diversidade vai muito além de questões raciais. “A gente trata o ser humano como um todo, pois abrange questões da sexualidade, diversidade étnica, cultural, religiosa, que são muito amplas. O Brasil e muito rico nesses pontos e é muito pouco divulgado”, pontuou.
A professora diz ainda que, apesar das leis vigentes, poucas escolas trabalham essas questões. “Nós vimos nesse projeto a chance de reconstruir conceitos que o nosso alunado trás consigo, que muitas vezes é um conceito cultural. Às vezes ele nem percebe o preconceito”, comentou.
A oficina realizada pela Escola Lucinda Fachini visitou a comunidade indígena da Aldeia Formoso, que é uma parceria com a escola, abordou as questões da população negra. Foram feitos trabalhos de literatura, artes, ciências, meio ambiente, além de apresentações culturais como dança e música.
A 4ª Oficina de Gêneros Textuais, Reconstruindo Conceitos e Atitudes mobilizou 450 alunos de todas as séries e ciclos da escola.
Fonte:Redação / O Divisor
Foto: O Divisor
Nenhum comentário:
Postar um comentário