A unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro da Ponte foi entregue nesta sexta-feira (21/09). A unidade estava fechada para reformas de modernização.
Segundo o médico que atende no local, Ivan Cruz, a unidade passa a contar com maior espaço físico, o que vai melhorar o atendimento para a população. “Agora temos mais salas, mais consultórios que vão propiciar uma melhoria no atendimento para a população, atendimento que se torna mais qualificado. Temos ainda uma sala de esterelização que não tínhamos anteriormente”, explicou o médico.
De acordo com a gerente da unidade, Chavely Berbel, já na segunda-feira (24/09), a unidade começa a atender normalmente. “Agora temos o atendimento médico, odontológico e de enfermagem modernizados, ainda oferecemos as vacinas para a população”.
Chavely lembra que a ESF foi projetada e idealizada para o atendimento preventivo e não para o atendimento de urgência e emergência. “Quem precisar do atendimento de urgência e emergência deve procurar o Pronto Atendimento, uma vez que lá é projetado para esse tipo de atendimento”, ratificou.
Atendimento
Para ser atendido na unidade, Chavely lembra que a população deve comparecer munida do Cartão da Família, cartão do SUS e cartão de vacina. Caso a pessoa não possua esses cartões, o agente de saúde irá providenciá-los no momento da consulta.
O que é Estratégia da Saúde da Família?
A origem do Programa Saúde da Família ou PSF no Brasil, conhecido hoje como "Estratégia da Saúde da Família", por não se tratar mais apenas de um "programa", teve início, em 1994 como um dos programas propostos pelo governo federal aos municípios para implementar a atenção primária.
A Estratégia de Saúde da Família visa a reversão do modelo assistencial vigente, onde predomina o atendimento emergencial ao doente, na maioria das vezes em grandes hospitais. A família passa a ser o objeto de atenção, no ambiente em que vive, permitindo uma compreensão ampliada do processo saúde/doença.
O programa inclui ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes. No âmbito da reorganização dos serviços de saúde, a estratégia da saúde da família vai ao encontro dos debates e análises referentes ao processo de mudança do paradigma que orienta o modelo de atenção à saúde vigente e que vem sendo enfrentada, desde a década de 1970, pelo conjunto de atores e sujeitos sociais comprometidos com um novo modelo que valorize as ações de promoção e proteção da saúde, prevenção das doenças e atenção integral às pessoas.
Fonte: Redação - O Divisor
Nenhum comentário:
Postar um comentário