segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Quatro parlamentares apostam nos irmãos em prefeituras de MT; 10 apoiam parentes

Zé Domingos Fraga, Ondanir Bortolini, o Nininho, José Aparecido dos Santos, o Cidinho, e Dilmar Dal Bosco defendem as candidaturas de seus irmãos a prefeitos


Quatro parlamentares de Mato Grosso têm irmãos disputando o comando de prefeituras no pleito deste ano. O senador José Aparecido dos Santos, o Cidinho (PR), que atua na vaga do licenciado Blairo Maggi (PR), tem o privilégio de contar com o irmão, Wener Klesley dos Santos (PR), como candidato único em Nova Marilândia, onde o próprio Cidinho foi prefeito por 3 mandatos. Wener entra na corrida eleitoral aos 30 anos, enquanto o irmão assumiu a prefeitura aos 23.

Os outros 3 parlamentares com irmãos na disputa são deputados estaduais. Zé Domingos Fraga (PSD) aposta na reeleição do irmão, Neurilan Fraga (PSD), em Nortelândia. Já Ondanir Bortolini (PR) tem, Humberto Bortolini (PR), como um dos 5 que disputam o comando de Itiquira. Dilmar Dal Bosco (DEM), por sua vez, se tornou o maior cabo eleitoral do ex-deputado Dilceu Dal Bosco (DEM) que, embora com a candidatura a prefeito de Sinop indeferida, mantém a agenda de campanha enquanto o recurso não é julgado.

Na Assembleia e no Senado, outros parlamentares têm os cônjuges na disputa eleitoral deste ano. Luciane Bezerra (PSB) até se licenciou do cargo para auxiliar a campanha de Oscar Bezerra (PSB), seu marido, à Prefeitura de Juara. Ele já disputou em 2008 e acabou derrotado pelo prefeito José Alcir Paulino (PSD), que tenta a reeleição.

O deputado Ademir Brunetto (PT) e o senador Jayme Campos (DEM) também fazem parte do "time". O petista tem a esposa, Lucimara Brunetto (PT), na corrida pela Prefeitura de Alta Floresta. O democrata emplacou a esposa, Lucimar Campos (DEM), como candidata a prefeita de Várzea Grande.

O presidente da AL, José Riva (PSD), e os deputados Percival Muniz (PPS) e Mauro Savi (PR), apoiam as candidaturas de parentes que tentam vaga em Câmaras Municipais. Riva tem o genro João Emanuel (PSD) na disputa de Cuiabá. Percival, que é candidato a prefeito de Rondonópolis, conta o com sobrinho, Tiago Muniz, na disputa proporcional da mesma cidade. Já Savi, defende o nome da irmã, Marilda, a vereadora de Sorriso.

Todos são parlamentares buscando ampliar o poder principalmente no Executivo, cuja esfera permite o poder da caneta.

Fonte: RD News / Jornal O Nortão

Nenhum comentário:

Postar um comentário